Você está lendo...
Renault 5 elétrico tem até porta-baguete; veja detalhes curiosos
Notícias

Renault 5 elétrico tem até porta-baguete; veja detalhes curiosos

Compacto elétrico da Renault, R5 tem múltiplas opções de customização, e até mesmo um porta-baguetes, feito especialmente para o hatch francês

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

29 de fev, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Porta-Baguete é só um dos muitos detalhes do R5
Crédito:Renault/Divulgação

Para se destacar no atual mercado automotivo, ir além de um visual bonito é importante. Assim, o novo Renault 5 E-Tech, uma reinterpretação moderna do R5 dos anos 70, traz detalhes curiosos, capazes de cativar o público. O primeiro deles, que gerou comentários dos mais diversos tipos, foi o suporte para baguetes, colocado ao lado do console, em uma referência ao amor dos franceses por esse tipo de pão.

O que poderia simplesmente se tratar de uma brincadeira, na verdade, é feito para o carro. A pequena cestinha de vime trançado nasceu para essa função mesmo: carregar o tão amado pão dos franceses, e veio da ajuda da cesteira francesa Marguerite Herlant. Mas se engana quem pensa que os detalhes do novo R5 elétrico param por aí.



R5 impressiona pelos detalhes e capacidade de personalização

(Renault/Divulgação)
Seletor é customizável (Renault/Divulgação)

Publicidade


A alavanca seletora de marchas, localizada na coluna de direção, parece com um estojo de batom. Chamado de “e-pop shifter”, conta com a parte da ponta customizável, permitindo ao proprietário alterar o desenho da peça. Assim, no total, são 104 itens de personalização para o novo R5, contando até com peças feitas em impressão 3D. Há também várias marcações com o “5” do modelo, ou de seu ano de lançamento original: 1972.

O forte apelo retrô continua no painel, em seu formato, e na porção à frente do passageiro, cujas costuras remetem ao modelo original, por exemplo. O modelo R5 Turbo do passado também deixou sua marca no novo modelo: o padrão “H” dos bancos rementem ao hot hatch dos anos 80. Outro ponto é a abundância de tecido do tipo “denim”, feito a partir de garrafas recicladas.

(Renault/Divulgação)
Renault/Divulgação

Por fora, chama a atenção o capô, com um painel iluminado que indica a carga da bateria que equipa o modelo. Ele também se acende quando o motorista chega perto do R5, e os faróis piscam em forma de “boas-vindas”. Aliás, o formato retangular das unidades, de LED e que também servem como DRL, é outra referência emprestada do 5 Turbo.

Linha “retrofuturista” da Renault ainda trará outros modelos

(Renault/Divulgação)
(Renault/Divulgação)

Por fim, é seguro dizer que as diferenças estão nos detalhes. Uma série de decalques podem ser adquiridos, tanto para as portas como também o teto. As rodas têm o logo antigo do R5, mas podem ser substituídas por outra, mais conservadora, com o logo da Renault. Além disso, existe a possibilidade de uma futura versão Alpine, de alta potência, a caminho.


Chamado de Alpine A290, certamente será mais potente que o atual R5, que tem 150 cv de força e 25 mkgf de torque. Para os fãs da marca, outro clássico também retornará: o Renault 4, e futuramente o subcompacto clássico Twingo, cujo conceito impressiona pela semelhança. Seja como for, as expectativas para a linha “retrofuturista” da Renault é grande.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD Dolphin Mini chega com preço acima do esperado, na faixa de HB20, Onix e Polo com motor turbo


Deixe sua opinião