Você está lendo...
Ladrões desistem de levar Porsche 718 por não saber usar câmbio manual
Notícias

Ladrões desistem de levar Porsche 718 por não saber usar câmbio manual

Empresário americano foi assaltado e quase teve seu Porsche levado, mas ladrões atrapalhados não sabiam usar o câmbio manual do esportivo

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

09 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Boxster
Porsche 718 Boxster se "salvou" por conta do câmbio manual
Crédito:Porsche/Divulgação

Em um mundo onde a quantidade de carros automáticos só aumenta, saber dirigir um deles com câmbio manual pode ser uma virtude, e pode até te livrar de um assalto, por exemplo. Foi o que aconteceu no último domingo (3), com o dono de um restaurante de Bethesda, em Maryland, nos Estados Unidos. O homem quase teve seu Porsche 718 Boxter roubado, mas que não foi levado, por ter câmbio manual.

Em um vídeo divulgado pelo canal americano Fox 5, três assaltantes pararam próximos ao Porsche quando seu dono se aproximava do carro. Em seguida, saem do carro e anunciam o assalto, mirando uma arma para o dono do carro, acertando-o, e assim pegando a chave do modelo.



Publicidade


Mesmo com as imagens travando em seguida, é possível perceber que os ladrões demoram para conseguir ligar o carro, uma vez que não sabem operar o pedal de embreagem. Vale mencionar que em alguns carros modernos, equipados com câmbio manual, é necessário pisar na embreagem antes de dar a partida, por exemplo. Segundo o dono do Porsche, essa foi a razão que impediu o roubo do esportivo.

Felizmente, o dono do esportivo alemão não se feriu gravemente, e se recupera do golpe sofrido pela arma. Segundo o noticiário do vídeo, na ação, pelo menos 1 disparo aconteceu na direção do restaurante, no entanto. Nos Estados Unidos, veículos equipados com câmbio automático são maioria, e transmissões manuais acabam causando estranhamento no público, por exemplo.

No Brasil, câmbio manual também virou raridade

Câmbio manual carros
DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

No Brasil, entretanto, o câmbio automático também ganha cada vez mais espaço. Se no passado, mais da metade da frota era de veículos manuais, hoje a situação inverteu-se, e poucos modelos nacionais são oferecidos com opção manual. Comumente, a maioria dos veículos oferecidos com esse tipo de transmissão tem proposta popular ou esportiva, por exemplo.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Toyota Hilux SRX Plus une luxo com esportividade da GR-Sport e custa menos


Deixe sua opinião