A Lamborghini se prepara para suceder seu maior sucesso: o esportivo Huracán, pelo projeto 634, ainda sem um nome oficial. Entretanto, a montadora deu detalhes do novo conjunto motriz que equipará o futuro modelo: um motor V8 híbrido plug-in biturbo, em substituição ao atual V10.
Além disso, a Lamborghini informa que o novo motor é um conjunto totalmente novo, feito do zero, combinado com outros três motores elétricos, e uma caixa de câmbio de oito velocidades, já vista no Revuelto. Contudo, o conjunto de transmissão também foi otimizado para ser usado no Huracán, por exemplo.
Assim, ao se aprofundar nos detalhes, o motor 4.0 V8 híbrido plug-in biturbo, com sistema HPEV (High Performance Electrified Vehicle) entrega 800 cv entre 9.000 e 9.750 rpm, mas que tem o poder de entregar rotações de até 10 mil rpm. Quanto ao seu torque, o conjunto entrega 74,4 kgfm, entre 4 mil e 7 mil rpm.
Novo modelo da Lamborghini será exibido ainda esse ano
O sistema elétrico traseiro está posicionado entre o motor e a transmissão, integrando a unidade elétrica axial e o inversor, de maneira compacta. Assim, a unidade elétrica entrega 110 kW (150 cv) para o conjunto, bem como o torque de 30,6 mkgf.
A Lamborghini também afirma que o modelo terá um som característico, advindo do volume e da frequência do motor V8, especificamente. Por fim, a chegada do modelo “634” e seu anúncio ao público acontecem ainda esse ano, como terceira parte da eletrificação da marca, começada nos modelos Revuelto e Urus SE.
Rumores dão conta que o novo modelo da marca tenha o nome de “Temerario”, mas nada consta como confirmado ainda.
O Jornal do Carro também está no Instagram!