Um dos carros mais icônicos dos anos 80, e estrela do filme “O Lobo de Wall Street”, uma das duas Lamborghini Countach 25th Anniversary irá a leilão pela RM Sotheby’s. Um dos modelos, no entanto, acabou supostamente destruído. O modelo intacto, sobrevivente das filmagens, será oferecido ao público pela quantia de mais de US$ 2 milhões, por exemplo.
Com apenas 650 unidades da versão de comemoração aos 25 anos da marca, sendo 23 delas na cor Bianco Polo, trata-se de um modelo raro. O Countach 25th Anniversary tem fama pelas intervenções aplicadas por Horácio Pagani, que anos depois fundaria sua própria marca, a Pagani. Basicamente focadas em estilo, o modelo se diferencia dos demais pelos para-choques dianteiro e traseiro redesenhados, bem como também saídas de ar na parte de trás das portas.
Veículo de desejo dos anos 80, e capa de inúmeros pôsteres na época, o Countach é famoso pelo seu estilo controverso e radical. Ainda que criticado por itens como pouco espaço interno, má qualidade da elétrica e pouca visibilidade, o desempenho era indiscutível. A versão de 25 anos da Lamborghini era o modelo mais rápido até então, com 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, e velocidade máxima de 292 km/h.
Na trama, o modelo é o veículo de uso de Jordan Belfort, interpretado pelo ator Leonardo DiCaprio. Na icônica cena em que tenta conduzir o modelo, completamente entorpecido. Para entrar no carro, o personagem precisa usar os pés para abrir a porta, uma vez que não tem controle da própria coordenação motora. Tentando conduzir o modelo, ele bate o Countach em diversos carros estacionados ao longo do caminho, destruindo-o.
Debate sobre Lamborghini batido nas filmagens vive cercado por mistério
As histórias que circulam sobre o exemplar batido durante as filmagens são imprecisas, sendo a mais famosa delas a exigência do diretor, Martin Scorsese, de utilizar um Countach original, pois a réplica não tinha o mesmo visual. Também discute-se se o modelo era de fato um 25th Anniversary original, e não um Countach com apliques alusivos ao modelo, por exemplo.
Seja como for, o carro não avariado, de chassi KLA12722, será destaque no leilão da RM Sotheby’s, em Nova York, no mês de dezembro. O Countach branco, veículo de grande destaque durante o filme, é descrito pelos leiloeiros como “um exemplo icônico que entrelaça os legados da Lamborghini e de Hollywood e serve como um emblema para várias gerações”.
O Jornal do Carro também está no Instagram!