A Lamborghini anunciou nesta semana o fim da produção do Aventador. O modelo é o último superesportivo da história da marca equipado exclusivamente com o tradicional motor V12. Tal como antecipado pelo Jornal do Carro, o fim do superesportivo faz parte da estratégia da montadora de encerrar a oferta de veículos só com motores a combustão até 2024.
Para marcar a despedida, a italiana registrou a última unidade do modelo, na versão LP 780-4 Ultimae Roadster, feita em Sant’Agata Bolognese. Assim, a marca mergulha agora no segmento dos híbridos plug-in, com modo elétrico e recarregáveis em tomadas.
Lançada em julho deste ano, a versão final do Aventador teve 600 unidades fabricadas, com 350 cupês e 250 roadsters. Ao todo, o supercarro gera 780 cv de potência e um torque de 73,4 mkgf. Dessa forma, é o mais poderoso da marca sem o uso de eletrificação. O último exemplar saiu da linha de produção na cor especial azul claro Ad Personam e irá ao mercado suíço. Segundo a Lamborghini, o Aventador Ultimae vai de zero a 100 km/h em 2,8 segundos e alcança 355 km/h de velocidade máxima na configuração cupê.
Referência
O Aventador apareceu pela primeira vez no Salão do Automóvel de Genebra, em 2011. O esportivo estrou na versão LP 700-4. Ou seja, já chegou com 700 cv de potência e tração nas quatro rodas. Segundo a marca, foram mais de 8 modelos do Aventador, bem como 11.465 unidades entregues ao redor do mundo. Além disso, o superesportivo teve 10 edições únicas e limitadas. Com isso, estabeleceu recordes e conquistou vários prêmios.
As principais conquistas incluem, por exemplo, dois recordes de volta rápida no famoso circuito alemão de Nürburgring. Por lá, em 2015, o Aventador 750-4 SV completou uma volta em menos de 7 minutos, com tempo de 6:59:75. Em seguida, em meados de 2018, a variante SVJ recuperou o primeiro lugar, e fechou a volta em 6:44.97.
“O Lamborghini Aventador foi um divisor de águas em seu lançamento e o modelo emblemático da Lamborghini por 11 anos de produção”, exaltou o presidente e CEO da Automobili Lamborghini, Stephan Winkelmann.
Participação nas telonas
Com palavras da própria marca, “todo aventador produzido é considerado uma obra de arte”. Ao todo, foram mais de 200 cores e acabamentos exclusivos criados para o modelo V12. Além disso, a Lamborghini também destaca as diversas aparições nos cinemas. Entre os filmes, por exemplo, o supercarro aparece em “Batman: o Cavaleiro das Trevas Ressurge”, de 2012, estrelado por Christian Bale como Bruce Wayne, que dirige um Aventador LP 700-4.
Aventador terá sucessor híbrido
Em janeiro deste ano, o CEO da fabricante italiana, Stephan Winkelmann, afirmou, então, que toda a gama de veículos da Lamborghini será eletrificada a partir de 2023. Ao todo, a marca investiu cerca de US$ 1,7 bilhão (quase R$ 9,1 bi na conversão direta) para transformar todo o portfólio em híbrido. Além disso, a fabricante planeja oferecer um modelo totalmente elétrico na segunda metade da década.
Por falar em conjunto híbrido, o substituto do Aventador terá mecânica eletrificada. O modelo já roda em testes na Europa e estreia em breve, com vendas previstas para 2023. Até o momento, a marca italiana não comentou qualquer detalhe do novo superesportivo, mas é certo que o motor V12 continuará disponível em versão com motor elétrico e bateria.