Conhecida por seus carros ousados e com design marcante, a Lamborghini foi bem mais comedida na hora de renovar seu logotipo. O famoso touro que aparece em seu escudo recebeu uma leve alteração para ficar mais simples, uma vez que minimalismo é um cada vez mais presente na identificação das marcas. Muitas montadoras, aliás, vêm modernizando seus logotipos ao longo dos últimos anos – Renault, Volkswagen, Peugeot, Kia e BMW, só para citar alguns.
Seguindo esses princípios, o novo logo da fabricante italiana de supercarros elimina o design em 3D, sem os reflexos do anterior. Assim, os gráficos estão mais simples e a fonte ficou mais larga para trazer uma estética mais discreta, complementada pela nova paleta de cores. Preto e branco são os tons principais, mas com com detalhes amarelos e dourados.
Nova fase da Lamborghini
O logo renovado também é um passo no que a montadora chama de “Direzzione Cor Tauri”, que significa “ir em direção ao coração do touro”, em uma mistura de latim e italiano. Esse processo envolve conceitos de descarbonização e sustentabilidade que estarão presentes nos futuros modelos da marca. O novo escudo – que estará nesses carros que receberão eletrificação – faz parte desse panorama de renovação de identidade visual. O Urus híbrido e o sucessor do Huracán devem ser os primeiros a receber o emblema.
Além disso, o touro aparece sozinho, sem o escudo em volta, pela primeira vez na história da marca, em alguns dos exemplos desenvolvidos pelo Lamborghini Centro Stile. Entretanto, essa representação deverá ser usada apenas online, nos sites e redes sociais da montadora.
Planos futuros
A mudança no logotipo pela primeira vez após 20 anos chega após a Lamborghini entregar mais de 10 mil carros em um ano, meta alcançada em 2023. Além do Urus, modelo mais vendido da marca, o Huracán é um dos modelos mais populares, já que está esgotado antes mesmo do fim de sua produção – o que deve acontecer neste ano. Além disso, a casa de Sant’Agata Bolognese também não aceita mais encomendas para o híbrido Revuelto, com reservas feitas até o final de 2026.
Em 2028, a italiana vai lançar seu primeiro carro elétrico, que deve ser baseado no conceito Lanzador, apresentado no ano passado. O SUV Urus também terá uma versão com motores alimentados por baterias antes do fim desta década.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!