A Peugeot irá lançar a picape média Landtrek no Brasil apenas em 2022. O modelo inédito, apresentado globalmente nesta terça-feira (24) de forma virtual a partir do México, terá estreia em duas fases na América Latina. A maioria dos países da região receberá o modelo no ano que vem, caso de Panamá, Haiti, República Dominicana e Guatemala. No entanto, Brasil, Argentina e Colômbia ficaram para a “segunda fase”. Curiosamente, porém, os três estão entre os maiores mercados de picapes da região.
A picape virá para concorrer na disputada categoria liderada pela Toyota Hilux, mas que tem outras fortes concorrentes. É o caso de Chevrolet S10, Ford Ranger, Volkswagen Amarok, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton.
O modelo fabricado no Uruguai será vendido no Brasil. A montagem da Landtrek ficará a cargo da Nordex. Trata-se de uma empresa uruguaia especializada em produzir veículos de outras marcas. Uma espécie de “barriga de aluguel”, de onde saem modelos como os furgões Peugeot Expert e Citroën Jumpy, além do caminhão Kia Bongo.
A montagem da Landtrek será feita por meio de CKD, Ou seja, a partir de kits. A picape é irmã da chinesa Changan Kaicene F70.
Motor 1.9 turbodiesel do Peugeot tem apenas 150 cv
A Peugeot não informou as especificações que a Landtrek terá em cada país. Entretanto, no Brasil a montadora já registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) as versões de cabine simples e dupla. O diretor de comunicação da Peugeot no Brasil limitou-se a dizer que “num momento oportuno” fornecerá essas informações.
Para os mercados da América Latina, a picape terá inicialmente duas opções de motores de quatro cilindros. O 2.4 turbo a gasolina tem 210 cv e 32,6 mkgf. Nesse caso, o câmbio pode ser manual ou automático de seis marchas. A outra opção é o 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 mkgf. O motor a óleo virá associado, inicialmente, só com transmissão manual de seis. A tração 4×4 com reduzida é selecionada no console, por comando rotativo.
No Brasil, o modelo da marca francesa irá encontrar oponentes que têm motor turbodiesel na faixa dos 200 cv. A Toyota acaba de estrear a linha 2021 da Hilux com 204 cv. Ranger e S10 têm 200 cv. A Amarok tem opções 2.0 de 180 cv e 3.0 V6 de 258 cv.
Picape enfrenta trecho alagado com até 60 cm
A Peugeot de cabine dupla tem 5,33 m de comprimento e entre-eixos é de 3,18 m. A largura (com retrovisores) é de 2,22 m. E a altura chega a 1,87 m, contando com o rack. A capacidade de carga é de 1 tonelada no modelo de cabine dupla.
De acordo com a fabricante, a Landtrek é capaz de atravessar trechos com até 60 cm de água. Como comparação, a Ford garante que a Ranger enfrenta até 80 cm de alagado. O ângulo de entrada é de 29º, enquanto o de saída é de 27º.
Como ocorre nos automóveis de passeio da marca francesa, o estilo é o ponto forte da Landtrek, especialmente no interior. A Landtrek segue o visual interno de modelos como os SUVs 3008 e 5008. Há chaves como os “de avião” e o painel é dominado por uma grande tela de 10″, com integração a Android Auto e Apple CarPlay.
O sistema conta com HD interno de 10 GB de capacidade. Como já ocorre em modelos como o hatch 208, o volante tem diâmetro ligeiramente reduzido. Nas versões de topo, haverá câmera 360º com visão 3D e sensores de obstáculos dianteiros e traseiros. A Landtrek traz ainda assistente de descida, controles de tração e estabilidade, seis air bags, entre outros.
Expedição
Para marcar o lançamento da Landtrek na região, a Peugeot irá iniciar amanhã uma expedição que sairá de Los Cabos, no México, e deverá terminar em Ushuaia, no extremo sul da Argentina. No entanto, o roteiro que terá cerca de 25 mil km e percorrerá seis países também não passará pelo Brasil.