Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

16/10/2023 - 4 minutos de leitura.

Land Rover quer produzir SUVs elétricos no Brasil

Planta da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) produz atualmente 20 mil carros por ano, e trabalha abaixo de sua capacidade, filial busca investimentos da matriz

Evoque e Discovery Sport são os próximos a se tornarem elétricos Crédito: Diogo de Oliveira/Estadão

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Mediante os esforços feitos pela filial brasileira da Jaguar Land Rover, as novas gerações dos modelos Discovery Sport e Range Rover Evoque serão elétricas, e fabricadas em Itatiaia (RJ). A empresa negocia junto à matriz um novo ciclo de investimentos, que permita a construção de veículos elétricos no País, por exemplo.

Na planta do sul do estado fluminense, já são construídos os modelos a combustão, por exemplo. No entanto, agora as intenções são conseguir aporte para a construção das variantes elétricas, até o final desta década. Segundo o CEO da Jaguar Land Rover do Brasil, João Oliveira, o assunto tem sido discutido com a matriz. A informação é do site Automotive Business.


Leia Mais


Contudo, a fábrica da JLR hoje opera abaixo da sua capacidade, e entrega anualmente 20 mil veículos. Ainda que possa abastecer o mercado nacional, isso, no entanto, não seria o suficiente para aproveitas a capacidade da planta. Assim, uma solução para o problema seria a exportação para os EUA, por exemplo. 

Continua depois do anúncio

“O Brasil tem interesse em exportar para mercados de volume maior. Temos estudo grande sobre a possibilidade de nossa fábrica alimentar o mercado dos Estados Unidos”, disse o CEO.

Fábrica da Jaguar Land Rover tem capacidade para produzir elétricos no Brasil

Versão plug-in do Defender chega em novembro (JLR/Divulgação)

O executivo da JLR afirmou que a planta tem total capacidade para produzir elétricos no País. “O custo-benefício da produção no Brasil não é tão diferente de outros mercados mais maduros. E quando a matriz olha índices de qualidade, de eficiência da planta, custo por veículo produzido, fica nítido que podemos ter papel maior do que o que temos hoje. Por isso, temos a possibilidade de ser uma base exportadora além da América Latina”, afirmou.


Acompanhando as metas das duas empresas, a Jaguar pretende se tornar totalmente elétrica em 2025, e a Land Rover em 2030, então o interesse se justifica. O CEO afirmou ainda que não há espaço para modelos híbridos flex, dentre os produtos renovados na fábrica. Por fim, a JLR prepara a chega de mais novidades ao mercado nacional, como, por exemplo, o Defender plug-in, que chega ao País em novembro.

O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
GWM Ora 03: hatch elétrico chinês é uma boa compra? Conheça


Notícias relacionadas

Lançamentos

Ferrari Roma Spider desembarca no Brasil e tem preço milionário

Notícias

BYD e Fiat arrecadam doações para o RS em concessionárias

Notícias

Hyundai Creta Action ganha linha 2025 com preço de HB20

Avaliação

Toyota Corolla 2024 evolui com novos recursos, mas agrada? Veja o vídeo

OFERTAS 0KM
R$ 144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO Hybrid Max Drive

R$ 169.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive

R$ 179.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive

R$ 129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

R$ 139.990,00

Caoa Chery Arrizo 6 PRO Hybrid

De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00 OU o Taxa 0,79%, com 40% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Action 1.6

VER TODAS AS OFERTAS