Em 2019, as vendas de veículos no Brasil, somando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas, cresceram 10,48% ante os resultados de 2018. No ano passado, foram emplacadas 4.036.303 veículos no País. Em números absolutos, são 383 mil veículos a mais.
Embora o resultado seja bastante positivo, também há casos de retrocesso. Os principais envolvem veículos que deixaram de ser produzidos. Listamos alguns destaques e mostramos os motivos que levaram à queda no ranking de emplacamentos .
CHERY QQ
O hatch da Caoa Chery amargou o finalzinho do ranking de vendas de veículos no ano passado, com apenas 1.382 unidades. O subcompacto não conseguiu atrair o consumidor, mesmo durante o período em que ocupou o posto de carro mais barato do País. A chegada da segunda geração também não garantiu bons resultados de vendas. Por isso, saiu de linha no fim do ano.
CITROËN C3
Com 2.857 unidades emplacadas em 2019, o Citroën C3 foi outro hatch que amargou queda nas vendas. O modelo continua sendo produzido em Porto Real (RJ) e não há data confirmada da chegada de um sucessor. Seu “primo”, o Peugeot 208, estreia nova geração ainda no primeiro semestre. O resultado é que o C3 teve menos unidades emplacadas que o Ford Fiesta, que saiu de linha em 2019 e somo 3.330 vendas.
CHEVROLET COBALT
O valente Chevrolet apostava no custo-benefício para fazer sucesso nas vendas de veículos no País. O foco eram famílias que precisavam de espaço e porta-malas amplo e frotistas. Com 13.103 emplacamentos em 2019, o seda ficou atrás de modelos menores, como o “irmão” Prisma. O sedã derivado do Onix teve 73.721 vendas no mesmo período.
PEUGEOT 408
Em um mercado dominado pelo Toyota Corolla e o Honda Civic, o Peugeot também tinha de encarar rivais como o Chevrolet Cruze e o Volkswagen Jetta. O resultado é que em 2019 o 408teve apenas 122 unidades emplacadas em 2019.
Para comparação, o líder Corolla somou 56.727 vendas no ano passado. Os números do Peugeot são ínfimos até mesmo quando comparados ao do Citroën C4 Louge, com 1.588 emplacamentos em 2019. O modelo médio da Peugeot ainda continua sendo produzido na Argentina, mas apenas para atender o mercado local.
HYUNDAI ELANTRA
Outro sedã médio que ficou nas últimas posições do ranking de vendas em 2019 foi o Hyundai Elantra. Importado da Coreia do Sul, o modelo registrou somente 82 unidades vendidas em 2019.
VW GOLF VARIANT
Outro carro que deixou de ser produzido em 2019 foi a perua Golf Variant. O modelo mexicano foi o lanterninha entre as peruas, sem contar os altamente exclusivos, como a Audi RS4 Avant.
Ao longo do ano passado inteiro, foram vendidas apenas 114 unidades da perua da Volkswagen. Esse número corresponde a menos da metade dos emplacamentos da Audi A4 Avant, que somou 252 emplacamentos em 2019.
AUDI A3
O hatch da marca alemã continua a venda, importado da Europa. Em 2019 foram emplacadas 326 unidades. Isso é menos que as vendas dos rivais Classe A (A250), com 410 unidades, e Volvo V40, com 425 emplacamentos. A Audi informa que a linha 2020 do A3 chegará em breve ao País. E com boas novidades.