O Latin NCAP divulgou uma nova rodada de testes, dessa vez com modelos vendidos no mercado nacional. E o resultado não foi bom, vale adiantar. Aumentando a rigidez dos testes e das exigências a cada ano, o órgão não governamental zerou a pontuação dos Hyundai HB20 e Ford Ka. As versões avaliadas são as de entrada dos modelos.
Tanto o modelo da marca sul-coreana produzido em Piracicaba (SP) quanto o da americana, produzido em Camaçari (BA), tiveram avaliações das versões hatch e sedã com resultados aquém do esperado. O Latin NCAP argumenta que os resultados ruins, em parte, são pela ausência de controle de estabilidade e só ter dois air bags.
Hyundai HB20
No caso do Hyundai HB20 a posição de segurança para ocupantes adultos na frente foi de 19%, 10% para ocupante infantil e 43% na proteção de pedestres. A avaliação de assistência à segurança ficou em 14%.
No teste de colisão dianteira, a proteção foi considerada média. No caso da lateral, a proteção foi ruim para o tórax. O teste de chicote da cervical também teve desempenho ruim. Esse teste avalia a proteção do pescoço em caso de colisão para evitar lesões na coluna.
Ford Ka
No caso do Ford Ka os números foram diferentes e alguns piores. A proteção do ocupante adulto ficou em 34%, de crianças em 9% e 50% de proteção para pedestres. A avaliação de assistência à segurança resultou em 7% de proteção. A colisão frontal teve proteção média; já a proteção torácica teve resultado “fraco”. O mesmo ocorreu com o resultado do teste de chicote da cervical.
Em comunicado, a Ford afirmou que está trabalhando em atualizações nos equipamentos de série da família Ka. Isso sigifnica air bags laterais de série e controle de estabilidade em todas as versões do hatch e sedã compactos. Essas novidades deve vir com a linha 2022 do Ka.
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Inscreva-seTestes do Latin NCAP estão mais rígidos em 2020
Para obter a nota máxima, o veículo deverá ter frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, limitador de velocidade e alerta de ponto cego.
Se quiser gabaritar a prova, os carros precisam ter em todas as versões seis airbags, design frontal protetivo para pedestres, limitador eletrônico de velocidade, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga, e sistema ISOFIX para fixação de cadeiras infantis.
Pontuação mudou
Outra mudança é o fim da pontuação por estrelas. Até então havia um conjunto para proteção de adultos e outra de criança, e média geral. Agora, há apenas um único conjunto que informa a porcentagem obtida em quatro aspectos de segurança. Os aspectos são proteção do ocupante adulto, de ocupante infantil, segurança para pedestres e assistentes de segurança.
De acordo com Furas, “para ter um bom nível de estrelas, é preciso ser bom em todos os quatro aspectos e não apenas em alguns aspectos, negligenciando outros, como era o caso do protocolo anterior”.
Antes da pandemia, o protocolo implementado nesse ano sofreria um reajuste em 2022 e em 2024 já entraria um novo protocolo. Agora, a data para o primeiro reajuste foi postergada para 2023 e o protocolo atual seguirá até 2024.
Nota da Hyundai sobre o novo teste com o HB20:
“A Hyundai esclarece que não houve qualquer mudança na especificação das peças ou de qualquer item que possa afetar a segurança do HB20 desde seu lançamento até hoje.
O resultado de zero estrela para o HB20 Nova Geração com base no novo protocolo de testes 2020 do Latin NCAP é, de fato, a consequência dos novos parâmetros aplicados, que são muito diferentes dos testes anteriores. O nível de segurança do HB20 fabricado hoje, novembro de 2020, é rigorosamente o mesmo do momento de seu lançamento, em setembro de 2019″.
HB20 atende a legislação, completa a Hyundai
“A empresa também reforça que todos os modelos do HB20 Nova Geração atendem integralmente as regulamentações legais de segurança, testes de colisão e homologação dos países em que são comercializados, apresentando inclusive itens únicos de segurança para o segmento da carros compactos, como o Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo (FCA) e o Alerta de Mudança de Faixa (LDWS) em algumas versões”.
HB20 já tem programação para receber melhorias
“As novas referências de segurança propostas pelo protocolo 2020 de testes do Latin NCAP, que ainda não são mandatórias segundo as regulamentações legais na América Latina, já vêm sendo estudadas pela Hyundai como parte de seu programa regular de melhorias no HB20, o que deverá contribuir para uma melhor classificação no ranking em testes futuros.
Airbags Laterais e Controle de Estabilidade, por exemplo, que são atualmente opcionais em algumas versões, já estão considerados para introdução como padrão de série para toda a família HB20 dentro do prazo mais curto possível”.