A Lexus lançou no Brasil a linha 2023 do sedã ES300h e do crossover UX250h. Ambos os modelos acabam de desembarcar mais tecnológicos e, segundo a marca, fazem parte do redirecionamento estratégico no País. A divisão de luxo da Toyota, vale dizer, já conta com uma gama de carros 100% eletrificada por aqui. Ou seja, o SUV e o sedã são híbridos.
O ES300h chegou pela primeira vez em 2018 e está disponível em versão única, com preço sugerido de R$ 356.990. Na linha 2023, manteve um visual impactante, marcado pela larga grade dianteira com desenhos assimétricos e os faróis com recortes. A novidade são as rodas com design mais agressivo. Dessa forma, as principais mudanças estão na cabine. O destaque é a nova multimídia de 12,3 polegadas, que tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
Quanto ao visual, o sedã grande da Lexus utiliza couro ecológico premium nas portas, painel e console central. Além disso, tem ajustes elétricos de 10 posições no banco do motorista, e de 8 posições para o passageiro. Na segurança, incorporou recursos semiautônomos do pacote Lexus Safety Sense. É o caso, por exemplo, do farol alto automático, do alerta de saída de faixa com correção no volante, do sistema de colisão frontal e do controle de cruzeiro adaptativo (ACC). No mais, tem 10 airbags, bem como controle de tração e estabilidade, e assistente de arranque em subidas.
Mais de 200 cv
Como falamos, sob o capô, o sedã traz um conjunto híbrido. Este une um motor a gasolina de quatro cilindros, capaz de gerar 176 cv de potência e 22,1 mkgf de torque, a um propulsor elétrico que, por sua vez, entrega 118 cv e 20,2 mkgf. Dessa forma, a potência combinada alcança 211 cv. O destaque também para a transmissão Hybrid Transaxle que, de acordo com a fabricante, ajuda a reduzir o consumo. Além disso, o novo Lexus ES300h conta com sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas.
SUV tem duas versões
O Lexus UX250h chegou ao mercado brasileiro em 2019. Nessa atualização, manteve o visual robusto e recebeu as principais novidades na cabine. Agora, o SUV conta com acabamento em couro no painel e no volante, e traz uma nova multimídia – levemente inclinada para o condutor. Na versão de entrada Dynamic, a tela tem 8 polegadas. Enquanto isso, a versão topo de linha conta com uma tela de 12,3″ com conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
Vale dizer que o SUV é o primeiro Lexus feito sobre a nova plataforma de Arquitetura Global Compacta, que conta com um ajuste específico na suspensão. Nos equipamentos de segurança, oferece o pacote Lexus Safety System. Ou seja, passa a ter os mesmos assistentes semiautônomos de direção do sedã. No entanto, no utilitário há também alertas de tráfego traseiro e de ponto-cego, mas os dois itens estão disponíveis somente na variante mais cara.
O seu conjunto híbrido combina o motor 2.0 a gasolina de 145 cv e 18,8 mkgf e um motor elétrico com 109 cv e 20,2 mkgf. Assim, combinados, geram 184 cv. De acordo com a Lexus, o consumo médio é de 16,7 km/l na cidade e de 14,7 km/l na estrada. A transmissão permanece a mesma Hybrid Transaxle. No mais, há dois modos de condução, Eco e Sport.
Veja os preços:
- Lexus UX 250h Dynamic: R$ 270.990
- Lexus UX 250h Luxury: R$ 310.990