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SUV elétrico da Lotus tem 918 cv e vai de 0 a 100 km/h 2,95 segundos
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SUV elétrico da Lotus tem 918 cv e vai de 0 a 100 km/h 2,95 segundos

Eletre é o primeiro SUV elétrico da Lotus e conta com três versões que podem chegar a 918 cv e 100,4 mkgf de torque; modelo chega em 2024

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

27 de out, 2022 · 8 minutos de leitura.

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Mega da Virada
Novo Lotus Eletre chega em 2024 para bater de frente com Lamborghini Urus
Crédito:Divulgação/Lotus

Após revelar as primeiras imagens em março deste ano, a Lotus começa a preparar o lançamento oficial do Eletre, seu primeiro SUV 100% elétrico. Disponível em três versões com potências que vão de 611 cv até 918 cv, o rival do Lamborghini Urus tem números impressionantes. Na configuração topo de linha Eletre R, por exemplo, o superesportivo acelera de zero a 100 km/h em 2,95 segundos e atinge uma velocidade máxima de 265 km/h.

Feito sobre a plataforma Electric Premium Architeture, o Eletre possui 5,10 metros de comprimento e 3,01 m de entre-eixos. Ou seja, é um porte bem similar ao do Porsche Cayenne. De início, será feito na China, onde a Lotus já possui um centro de desenvolvimento. Então, virá desafiar os “super SUVs”, como Aston Martin DBX, Lamborghini Urus e o Ferrari Purosangue. O foco é a Europa e o mercado asiático e as entregas começam a partir de 2024.

Lotus SUV Eletre
Divulgação/Lotus

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Em relação aos preços, o superesportivo chamado pela própria marca de “primeiro hiper-SUV do mundo”, tem preço inicial de 95.990 euros no Reino Unido. Ou seja, cerca de R$ 508.700 na conversão direta (sem impostos). Já a versão S, intermediária, custa 120.990 euros (R$ 641 mil). Por sua vez, a topo de linha partirá de 150.990 euros, o equivalente a R$ 800 mil.

Segundo a Lotus, o Eletre não será o único modelo da nova estratégia. A montadora vai lançar mais dois carros alimentados por baterias até 2025. O SUV está praticamente pronto para o lançamento, porém ainda não há uma data certa para que o modelo chegue às ruas.

Divulgação/Lotus

Mais de 900 cv

Embora tenha o visual moderno, o que realmente impressiona é o desempenho. Nas duas primeiras versões, Eletre e Eletre S, o SUV traz dois motores que oferecem 611 cv de potência e 72,4 mkgf de torque. Com este conjunto, acelera de zero a 100 km/h em 4,5 segundos e alcança velocidade máxima de 258 km/h. Além disso, tem tração integral e transmissão de uma marcha. A autonomia chega a 600 km com a carga completa no ciclo WLTP.

Mas a cereja do bolo é a versão topo de linha “R”. Nela, o câmbio possui duas marchas e o desempenho sobem para impressionantes 918 cv e 100,4 mkgf. Com isso, o SUV consegue ir de zero a 100 km/h em 2,95 segundos. Já a velocidade máxima, como falamos, é de 265 km/h. Para chegar nestes números, a versão perde um pouco do alcance e roda até 490 km. O Eletre tem um pacote de baterias de 112 kWh, que carrega de 10 a 80% em 20 minutos.

Lotus SUV Eletre
Divulgação/Lotus

No total, há 5 modos de condução: Range, Tour, Sport, Off-Road e Individual. Mas a versão topo de linha também tem o “Track Mode”. Ou seja, permitirá que o condutor altere as configurações da suspensão para deixar o SUV mais adaptado às pistas. Para comprovar, a Lotus irá colocar o Eletre no famoso circuito de Nürburgring, na Alemanha, onde está em testes. Lá, espera-se que consiga realizar a volta rápida de forma totalmente autônoma.



Visual musculoso

No geral, o Lotus Eletre entrega visual bem moderno. Na dianteira, por exemplo, tem faróis fininhos e vincos bem marcados no capô. Em seguida, temos as luzes principais que se conectam às entradas de ar no para-choques, que tem desenho tridimensional. “O Eletre pega a alma do mais recente carro esportivo da Lotus – o Emira – e o revolucionário desempenho aerodinâmico do hipercarro Evija totalmente elétrico, e os reinterpreta como um hiper-SUV”, diz a marca.

Lotus SUV Eletre
Divulgação/Lotus

Na lateral, o SUV, com pintura em dois tons, continua chamando atenção pelas linhas musculosas. Mas o destaque é o conjunto de três câmeras ERMD (Electric Reverse Mirror Display), que substitui os espelhos retrovisores. Na prática, oferecem monitoramento 360°, bem como recursos de assistência à direção, como permanência em faixa e alerta de ponto cego.

Por fim, a traseira apresenta uma faixa de LED que se estende de ponta a ponta, e atravessa a tampa do porta-malas. Nela, há o nome “Lotus” por extenso. As rodas de liga leve de fibra de carbono podem ser de até 23 polegadas e os freios têm discos de cerâmica. Vale dizer que o Eletre possui chassi de fibra de carbono e alumínio, que ajudam a reduzir o peso. A Lotus não confirmou os dados, mas espera-se que o utilitário chegue a pesar menos de 2 toneladas.

Divulgação/Lotus

Sistemas inovadores

A Lotus afirma que o Eletre chega com uma série de recursos inéditos da marca. Dessa forma, além das tecnologias semiautônomas, como sistema de frenagem automático, alerta de colisão, sistema de permanência em faixa, há novidades. É o caso do LIDAR (Light Detection and Ranging), conjunto de sensores a laser capazes de elaborar um mapa 3D do ambiente em que o carro se encontra. Segundo a marca, a tecnologia virá de fábrica.

Divulgação/Lotus

No interior, o SUV elétrico traz conectividade 5G, central multimídia de 15,1 polegadas com conexão para Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som KEF com 1.380 watts e 15 alto-falantes, assistente de baliza automático e teto solar panorâmico. Já no interior, o Eletre é elegante e luxuoso, com acabamento de lã especial e opção de quatro ou cinco passageiros.


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