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Honda mostra imagem do novo SUV compacto que substituirá o WR-V
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Honda mostra imagem do novo SUV compacto que substituirá o WR-V

Honda mostra silhueta do novo SUV RS, que estreia em 2023 na Ásia; feito sobre a base de sedã indiano, sucessor do WR-V pode chegar ao Brasil

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

27 de out, 2022 · 6 minutos de leitura.

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Honda
SUV RS terá um porte de cerca de 4 metros e virá com duas opções de motor
Crédito:Reprodução

Após um ano da revelação de um protótipo na Indonésia, a Honda mostra um primeiro teaser do sucessor do WR-V – que saiu de linha no Brasil no fim de 2021. O crossover antecipa o “RS“, novo SUV compacto que estreia no mercado global em 2023. Ou seja, o modelo será o próximo utilitário de entrada da marca japonesa, abaixo do New HR-V.

A silhueta do novo SUV surgiu nesta semana em um outdoor na Indonésia, onde o modelo estreou como conceito no Salão de Jacarta. Na imagem, é possível ver que o crossover tem lanternas traseiras horizontais, assim como no protótipo RS Concept, que tinha o conjunto óptico unido, como no HR-V. Além disso, dá para notar a carroceria vermelha com o teto em preto, o que condiz com o visual com toque esportivo.

Honda SUV RS
Divulgação/AutonetMagz

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Nas dimensões, o SUV terá cerca de 4 metros de comprimento. A plataforma, por sua vez, será a mesma do subcompacto Amaze, que é feito na Índia. Dessa forma, cortará custos de produção. A utilização dessa plataforma vai dificultar a vinda do modelo para o Brasil. Trata-se da mesma arquitetura do hatch Brio, que chegou a ser cogitado aqui uma década atrás, mas nunca veio. Ou seja, o futuro crossover fica mais distante, já que a sua nacionalização é pouco provável.

Seja como for, a promessa é de que o veículo seja capaz de levar até cinco pessoas, além de contar com boa capacidade de porta-malas. Em relação ao visual, espera-se que o novo SUV seja uma versão de produção do conceito exibido no Salão da Indonésia. Segundo a imprensa local, os testes de estrada terminaram em setembro deste ano.

Modelo indiano baseado no Honda RS Concept – Divulgação/Honda

E o motor?

Até o momento, a montadora japonesa não revelou especificações do SUV. O que se sabe é que o novo Honda RS deverá ter duas opções de motor. Nas versões mais baratas, virá com o 1.2 a gasolina de até 90 cv de potência e 11 mkgf de torque. Já as configurações mais caras virão com o motor 1.5 a gasolina de injeção direta e 126 cv, e o câmbio CVT que simula 7 marchas. Trata-se do mesmo conjunto disponível na linha City e no HR-V no Brasil.

Por fim, é certo que o SUV terá uma versão híbrida. Mas os rumores apontam que a produção desta terá início só em 2024. Vale dizer que, desde o ano passado, a Honda está demorando para apresentar seu novo SUV de entrada. Isso pode ser um efeito da crise de semicondutores, que ainda assombra as marcas ao redor do mundo.

Honda ZR-V
Projeção Honda ZR-V – Theophilus Chin/Paul Tan

Substituto deve chegar em 2023

Após aposentar o WR-V no Brasil, a Honda não fala sobre um novo SUV compacto. É porque talvez o futuro modelo não venha para cá. Tal como contamos o Jornal do Carro, a marca japonesa subiu de patamar por aqui, e pretende disputar vendas com Jeep e Toyota, sobretudo entre os SUVs médios, contra os líderes Compass e o Corolla Cross.



Para isso, a Honda lançou o novo HR-V em versões 1.5 flex aspirada e 1.5 turbo flex. Além dele, há também o ZR-V, o inédito SUV médio feito sobre a base do novo Civic, que virá em 2023. Ou seja, a marca planeja atuar em uma faixa superior de preço.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.