Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

02/02/2024 - 4 minutos de leitura.

Lotus terá novo esportivo 100% elétrico em 2027

Novo esportivo elétrico da Lotus terá baterias na posição central, diferente do layout atual de elétricos comuns, e grande potência

Novo esportivo da Lotus terá até 884 cv e com baterias em posição central Crédito: Lotus/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Mais um esportivo está previsto para chegar à Lotus já no próximo ano, com previsão de entrega para o público em 2027. Totalmente elétrico, ele substituirá o atual Emira, ainda que possa haver alguma sobreposição na linha. Atualmente, o modelo tem o misterioso nome de Type 135.

Sua base será a mesma utilizada pela Alpine no sucessor de seu atual A110, chamada Lightweight Electric Vehicle Architecture (LEVA). Uma novidade é que, ao contrário dos elétricos comuns, o modelo não terá a bateria no assoalho, e sim atrás dos bancos, onde normalmente seria em um modelo com motor central. Assim, será possível manter o carro tão baixo quanto um esportivo do tipo com motor a combustão, ao mesmo tempo que oferece dirigibilidade parecida, bem como também a distribuição do peso.


Leia Mais


Lotus Emira usa V6 Toyota com mais de 400 cv (Lotus/Divulgação)
Continua depois do anúncio

Segundo a publicação britânica Autocar, as variantes com motor único oferecem 475 cv, e com motor duplo, 884 cv. Os modelos terão tração traseira, mas existe a possibilidade de uma versão com tração integral, com sistema de vetorização de torque avançado, por exemplo. Além disso, serão oferecidas baterias de 66,4 kWh e 99,6 kWh, e a arquitetura contará com um sistema elétrico de 800 volts para carregamento rápido.

Lotus tem grandes projeções de vendas para novo esportivo elétrico

Segundo a Lotus, esperam-se vendas entre 10.000 e 15.000 exemplares do Type 135, o que é bem mais do que os 5.000 a 6.000 Emiras que espera vender por ano. O vice-presidente de design da Lotus, Ben Payne, afirmou à publicação britânica Top Gear que o projeto do modelo está fluindo o mais rápido possível. “O design é algo que precisamos equilibrar e acertar absolutamente, para não ser considerado levianamente de forma alguma. Há muita investigação em andamento. Muitas coisas foram testadas e analisadas.”, afirmou o executivo.

Contudo, a Lotus ainda não escolheu um nome para o futuro esportivo da marca. Segundo o diretor comercial, Mike Johnstone, existe a possibilidade da marca reviver um nome histórico do seu passado, mas que terá que ter cuidado se optar por esse caminho. “Existem vários nomes diferentes que poderíamos usar historicamente, mas nesta fase não há decisão. Porém, se você for usar um nome antigo, ele precisa realmente ter legitimidade”, disse.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
Aceleramos o Defender 110 PHEV, que roda 51 km em modo elétrico

Notícias relacionadas

Lançamentos

VW T-Cross 2025 estreia no Brasil com novo visual; veja os preços

Notícias

Novo HR-V reestilizado ganha patentes no Brasil e será híbrido flex

Segredos

Caoa Chery Tiggo 7 terá versão híbrida plug-in como a do Tiggo 8

Notícias

Omoda E5 elétrico é registrado no Brasil e estreia no 2º semestre

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 164.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Comfort Plus MT 24/25 De R$ 95.590 por R$ 91.590

Hyundai New HB20S Comfort Plus

HB20 COMFORT PLUS 1.0 MT por R$75.990,00 com usado na troca

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

A partir de R$ 239.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00 OU o Taxa 0,79%, com 40% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Action 1.6

VER TODAS AS OFERTAS