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Volvo EX30 tem defeito e entregas vão atrasar, inclusive no Brasil
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Volvo EX30 tem defeito e entregas vão atrasar, inclusive no Brasil

Problema encontrado em software vai adiar o lançamento do SUV elétrico de entrada da Volvo em pelo menos duas semanas

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

01 de fev, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Volvo EX30 SUVs elétricos mais baratos Carro Mundial do Ano
Volvo EX30 chegaria ao Brasil em maio, mas deve ficar para junho
Crédito:Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Os cerca de 2.000 clientes que fizeram a pré-reserva do Volvo EX30 no Brasil vão precisar de um pouco mais de paciência. De acordo com um comunicado enviado para a rede de concessionários em todo o mundo, um problema de software vai atrasar as entregas do SUV elétrico de entrada.

Não é a primeira vez que a marca sueca enfrenta um percalço como este. Em julho do ano passado, contratempos semelhantes também adiaram as entregas do EX90. Vale lembrar que o modelo está com o passaporte carimbado para o Brasil.



A Volvo afirma trabalhar ininterruptamente para sanar o problema, mas não detalhou qual era. Uma atualização do software do veículo está em desenvolvimento, contudo, será feita presencialmente, e não por meio da tecnologia Over-the Air (OTA). O que é um retrocesso, já que a Tesla, por exemplo, passa por um recall de 200 mil unidades nos EUA que será resolvido por meio da OTA. 

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A expectativa é de que o reparo atrase as entregas do EX30 em aproximadamente duas semanas, o que não parece muito. Entretanto, esse prazo pode ser adiado. Ou seja, se o lançamento no Brasil estava programado para maio, os carros não devem desembarcar por aqui antes de junho, no melhor dos cenários.

Volvo EX30
Volvo/Divulgação

Volvo EX30 no mercado brasileiro

A ideia da Volvo é dobrar as vendas no mercado brasileiro com a chegada do SUV compacto. Em pré-venda desde meados de 2023, o modelo está disponível no País em três versões: Core, a partir de R$ 229.950, Plus, por R$ 277.950, e Ultra, de R$ 293.950. 


Produzido na China, o EX30 tem tem,4,23 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Já o porta-malas leva 320 litros. Há dois tipos de bateria. A de 51 kWh tem fosfato de ferro e lítio (LFP), e a de 69 kWh combina lítio, níquel, manganês e cobalto (NMC). Em ambas, a potência é de 276 cv e o torque de 35 mkgf. Assim, o SUV chega aos 100 km/h em 5,3 segundos.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.