Considerado o maior encontro de Volkswagen GTI do mundo, o Wörthersee GTI-Treffen, que acontece anualmente no município de Maria Wörth, na Áustria, não vai mais acontecer. Ao menos não no tradicional endereço.
Após ser paralisado em 2020 por causa da pandemia, o encontro não irá mais acontecer no local por decisão do próprio município de Maria Wörth. Segundo eles, os arredores do Lago Wörth não receberão mais eventos automotivos pelos próximos anos, sob justificativa de proteção do meio ambiente local, bem como do aumento de ações de sustentabilidade na região.
A notícia atingiu com força fãs da marca, e até a própria Volkswagen, que patrocina oficialmente o evento desde 2006. Porém, a resposta chegou rapidamente: a montadora decidiu que o GTI Treffen ainda vai acontecer, mas desta vez em Wollfsburg, Alemanha.
“Os fãs do GTI são de extrema importância para a Volkswagen, e essa troca com eles é muito genuína”, afirmou Imelda Labbé, membro do conselho de vendas e marketing da montadora. Ela ressalta que ainda não há data para quando o evento ocorrerá, mas ela garante que será uma continuação do que ocorria em Wörthersee. “Enquanto planejamos, gostaríamos de contar com ideias dos fãs, pois, acima de tudo, é algo feito para eles”, completou.
Evento de grandes proporções já aconteceu de maneira ilegal
Organizado anualmente desde 1982, o evento, que reúne modelos como Golf GTI, Polo, Scirocco e muitos outros, já recebeu cerca de 200 mil pessoas de uma só vez, em seus anos recordes. Palco de versões especiais e conceitos exclusivos, o encontro de quatro dias, então, tornou-se reduto de fãs. Por isso, já aconteceu até de maneira extraoficial.
Em 2022, mesmo com o cancelamento do evento, cerca de 5.000 veículos se dirigiram até o local e acabaram surpreendidos pela polícia local. Sem registro oficial para acontecer, o encontro ilegal teve, como resultado, 3.700 multas e apreensão de cerca de 500 placas, segundo a revista inglesa Autocar.
O Jornal do Carro está no Instagram, confira!