Com 40 anos de estrada, o jipe de luxo Classe G é um dos maiores sucessos comerciais da Mercedes-Benz. Tanto que, mesmo com preços bem elevados, a atual geração do 4×4 de luxo está esgotada em vários mercados. Por isso, a marca da estrela de três pontas já revelou o EQG, conceito que antecipa a nova geração elétrica do modelo. E, agora, surgem rumores de um Classe G menor.
Apesar dessa história do “mini Classe G” ser antiga, o jornal alemão Handelsblatt aponta que o projeto ganhou apoio do CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius. Assim, este jipinho 4×4 usará a mesma plataforma eletrificada (MMA) da nova geração de CLA, GLA e GLB, que chega a partir de 2025. Essa versão menor do Classe G será híbrida com motor a combustão, motor-gerador elétrico e baterias de arquitetura de 800V para recarga rápida.
Novo 4×4 ficará acima do Mercedes-Benz GLB
Apesar dos rumores, uma versão menor do Classe G não seria um modelo pequeno, ficando acima dos SUV urbanos GLA e GLB. Na atual geração, o GLA tem 4,41 metros de comprimento, com 2,73 m de espaço entre-eixos e 1,66 m de altura.
Todavia, o próprio GLB já recebeu o apelido de “mini Classe G”, por ter dimensões semelhantes às do modelo 4×4. São 4,63 m por 2,83 m, contra 4,80 m por 2,85 m do G 500. Ainda assim, GLA (R$ 348.900) e GLB (R$ 378.900) têm 1,66 m de altura. Ou seja, são bem mais baixos que o Classe G, que tem 1,97 m e 241 mm de vão livre do solo. Com isso, a expectativa é de que o jipinho de luxo da Mercedes-Benz custe próximo da faixa de R$ 400 mil.
4×4 Global ou apenas para China?
Segundo a imprensa europeia, a Mercedes-Benz ainda precisa definir detalhes deste novo modelo, que, de início, pode ser exclusivo do mercado chinês. Executivos de alto escalão da montadora afirmaram recentemente que futuras linhas devem ser mais enxutas, com foco em modelos de maior volume. Por exemplo, Classe A e Classe B sairão de linha em 2025 dando lugar a crossovers eletrificados que misturem elementos de dois ou mais segmentos.
Em 2022, o programa Top Speed flagrou uma “mula de testes” de um Mercedes-Benz Classe C antigo e com suspensão elevada. Aquele seria um carro de testes para o futuro 4×4, mas visando a especificação que agrada a mercados específicos, como a China.