Luxo, poder e velocidade. Essas três palavras resumem bem o que é o S63 L AMG, um dos modelos mais caros vendidos pela Mercedes-Benz no Brasil. Por R$ 864.900, o sedã é um dos baluartes de requinte e tecnologia da marca agraciado com um V8 biturbo de 585 cv sob o capô.
Mesmo com tanta potência, o S63 é um carro enorme (o “L” do nome designa chassi longo), o que dilui as reações do V8. Se os modelos menores preparados pela AMG têm comportamento furioso, no S63 o desempenho impressiona para o tamanho do carro, mas em nenhum momento perde o ar suntuoso comum a todas as versões do Classe S.
Continua depois do anúncioO sedã acelera muito forte, mas de forma progressiva, sem maltratar os passageiros com sacolejos excessivos ou “patadas” fortes na nuca, mesmo com massivos 91,8 mkgf disponíveis a apenas 2.250 rpm.
Com esse torque todo, nem é preciso ultrapassar os 2 mil giros para acompanhar o trânsito, mesmo em vias rápidas, enquanto o Vê-oitão apenas murmura sob o longo capô. Mas basta pressionar com mais decisão o acelerador para que o câmbio automático reduza algumas das sete marchas e o S63 dispare. Aí, o sussurro se transforma em um ronco que invade a suntuosa cabine e deixa claro que se trata de um legítimo AMG.
O S63 não disfarça o tamanho, nem suas duas toneladas, mas é ágil e muito confortável. O interior, aliás, é um show à parte. Todas as superfícies visíveis são revestidas de couro, metal ou preto brilhante, com acabamento impecável. À noite, LEDs iluminam o chão, portas e console com cores configuráveis. Há, inclusive, uma surpreendente infinidade de tons disponíveis para as luzes. O motorista conta até com recurso de visão noturna, mas falta o sistema de condução semiautônomo, disponível em modelos como seu “irmão” menor Classe E.
Todos os ocupantes dispõem de largas poltronas com massageadores e ajustes de posição. Quem viaja atrás também pode desfrutar a excelente distância entre os eixos, de nada menos que 3,16 metros.
E o passageiro traseiro do lado direito ainda pode empurrar o banco do carona para frente e abrir mais espaço, a ponto de poder esticar as pernas.
PRÓS: DESEMPENHO. Motor V8 não tem qualquer dificuldade para dar ótimo desempenho às mais de duas toneladas do sedã grande.
CONTRAS: TECNOLOGIA. Embora esteja recheado de tecnologias de ponta, sedã de luxo não tem sistema de condução semiautônoma.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido: R$ 864.900
Motor: 5.5, V8, 32v, biturbo, gasolina
Potência (cv): 585 a 5.500 rpm
Torque (mkgf): 91,8 mkgf a 2.250 rpm
Câmbio: Automático, 7 marchas