Carros que podem trafegar sem a interferência humana são realidade há algum tempo. Porém, rodar em vias públicas requer liberação do governo. Afinal, como não há motorista a montadora precisa comprovar que o modelo oferece nível de segurança ainda mais alto que os demais. Assim, trata-se de um feito a Mercedes-Benz ser a primeira marca a obter liberação, nos Estados Unidos, para seu sistema de condução autônoma nível 3. Carros com o dispositivo, batizado de Drive Pilot, estão permitidos no Estado de Nevada.
Segundo a empresa, o nível 3 de condução autônoma não requer interferência humana. Assim, o sistema fica 100% responsável por guiar o carro tanto em cidades quanto em estradas. Até decisões como fazer ou não ultrapassagens são tomadas pelo carro. Para isso, o sistema conta com recursos como controle da distância em relação ao veículo à frente, permanência em faixa e manobras evasivas. Ou seja, são soluções que já não são exclusividade de veículos de luxo.
Entretanto, por mais que a tecnologia seja avançada, o nível 3 ainda exige a presença de uma pessoa habilitada no banco do motorista. Assim, em caso de falha do equipamento, o motorista pode assumir o controle. Caso contrário, o carro aciona os quatro piscas e reduz a velocidade até para totalmente. Depois disso, destrava as portas e conecta o veículo à central de emergência.
Próxima meta, Califórnia
Segundo a Mercedes-Benz, o próximo passo é obter a certificação para utilizar o Drive Pilot na Califórnia. Com isso, a marca busca ampliar as vendas.
Na Alemanha, o Drive Pilot está disponível nos modelos de topo da Mercedes-Benz. Ou seja, os sedãs Classe S e EQS, este 100% elétrico. Nos EUA, a tecnologia também chegará à linha 2024 dos dois carros. De acordo com a empresa, as vendas começam no segundo semestre de 2023.