Mais de R$ 4 bilhões. Este é o montante que vale os 20 carros mais caros já vendidos em leilão ao redor do planeta. Mas há duas marcas que se destacam. Mercedes e Ferrari respondem por nada menos por 11 modelos desta lista. Destaque, claro, para o 300 SLR Uhlenhaut Coupe 1955, uma vez que é o carro mais caro da história. Uma vez que foi leiloado por mais de R$ 800 milhões. Sim, não erramos nenhum zero.
O valor foi tão alto uma vez que entrou para a lista dos “10 objetos mais caros já vendidos em leilões na história”, informou a RM Sotheby’s. A lista é engrossada por obras de arte de Leonardo da Vinci e Pablo Picasso, por exemplo.
![Ferrari](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2023/11/17222121/ferrari.ok_-1160x653.jpg)
Com apenas duas unidades no mundo (a outra está exposta no Museu da Mercedes em Stuttgart, na Alemanha), o Uhlenhaut Coupe foi vendido numa cooperação entre a RM Sotheby’s, famosa empresa de leilões, e a montadora alemã. Custou mais que o triplo do, até então, carro mais caro do mundo. Este era o recorde do Ferrari 250 GTO de 1962 (foto abaixo), que foi leiloada em 2018 pelo equivalente a R$ 200 milhões, à época.
Por outro lado, o segundo lugar também é um Mercedes. O W196, que é a base do SLR Uhlenhaut Coupe, foi usado pela marca para disputar o campeonato de Fórmula 1 em 1954 e 1955. E foi além porque Juan Manuel Fangio, piloto argentino, faturou os dois títulos. O carro em questão, no entanto, é o de 1954.
Top10? Só Mercedes e Ferrari
Ademais, a icônica Ferrari, claro, aparece na lista. Três na verdade. Elas ocupam boa parte do Top5 entre os mais caros. Além de Mercedes e Ferrari, Alfa Romeo e McLaren figuram na lista. Mas não só. Jaguar e Aston Martin também marcam presença com carros lendários, mas com valores “modestos”, digamos.
Por fim, RM Sotheby’s, Bonhams e Artcurial, três das principais casas de leilões de automóveis no mundo, decerto, são as responsáveis pelas façanhas. Veja a lista completa, mas não perca a conta.
20. Alfa Romeo 8C 2900B Touring Berlinetta – US$ 18.997.833 – (R$ 110.170.333,35)
19. Alfa Romeo 8C 2900B Lungo Spider – US$ 19.800.000 – (R$ 114.822.180,00)
18. McLaren F1 LM-Specification 1994 – US$ 19.805.000 – (R$ 114.851.175,50)
17. McLaren F1 1995 – US$ 20.465.000 – (R$ 118.678.581,50)
16. Aston Martin DP215 1963 – US$ 21.455.000 – (R$ 124.419.690,50)
15. Jaguar D-Type 1955 – US$ 21.780.000 – (R$ 126.304.398,00)
14. Duesenberg SSJ 1935 – US$ 22.000.000 – (R$ 127.580.200,00)
13. Ferrari 290MM 1956 – US$ 22.005.000 – (R$ 127.609.195,50
12. Aston Martin DBR1 1956 – US$ 22.550.000 – (R$ 129.058.970,50)
11. Ferrari 275 GTB/C Speciale 1964 – US$ 26.400.000 – (R$ 131.291.624,00)
10. Ferrari 275 GTB/4S NART Spider 1967 – US$ 27.500.000 (R$ 159.475.250,00)
9. Ferrari 290 MM 1956 – US$ 28.050.000 – (R$ 162.664.755,00)
8. Mercedes W196 1954 – US$ 29.600.000 – (R$ 171.653.360,00)
7. Ferrari 412P 1967 – US$ 30.255.000 – (R$ 175.451.770,50)
6. Ferrari 335 Sport Scaglietti 1957 – US$ 35.711.359 – (R$ 207.093.741,98)
5. Ferrari 250 GTO 1962 – US$ 38.115.000 (R$ 221.032.696,50)
4. Ferrari 250 GTO 1962 – US$ 48.405.000 – (R$ 280.705.435,50)
3. Ferrari 250 GTO by Scaglietti 1962 – US$ 51.705.000 (R$ 299.842.465,50)
2. Mercedes W196 1954 – US$ 53.017.370 (R$ 307.453.030,367)
1. Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupe 1955 – US$ 142.000.000 (R$ 823.472.200,00)