Após três anos do lançamento do Mini Cooper SE elétrico, a BMW apresentou uma versão conversível do hatch elétrico. Com produção limitada em 999 unidades, o modelo tem 200 km de autonomia e um consumo de energia de 17,2 kWh/100 km no ciclo europeu WLTP. Mas, não é apenas a mecânica que reduz o impacto no meio ambiente. De acordo com a marca, o Mini Cooper SE Conversível é o primeiro carro da Mini a usar rodas recicladas.
A produção é feita com alumínio, que tem 0,16 kg de carbono. Ou seja, é o mesmo material presente, por exemplo, nas panelas de casa. Dessa forma, a emissão de carbono é 75% menor que na produção de rodas tradicionais. Outro benefício é que, além de preservar as fontes de matéria-prima, o uso do alumínio elimina o processo de eletrólise. Este é necessário para produzir as rodas de liga leve, o que demanda alto consumo de energia.
Mesmo desempenho
De acordo com a BMW, o uso do alumínio não compromete o desempenho. Ao contrário, atende aos requisitos estruturais e aos padrões de qualidade da empresa. Além disso, otimiza a aerodinâmica e, assim, aumenta o alcance. Isso porque o novo design, com o fechamento completo do exterior da roda, reduz significativamente o arrasto. Por fim, a BMW afirma que ao final do ciclo, as rodas de alumínio podem ser recicladas de novo.
“Como marca premium, nós priorizamos a sustentabilidade desde o início do desenvolvimento do carro. As rodas do conversível são um exemplo do uso de recursos sustentáveis. E representam um marco importante no caminho da empresa para uma economia sustentável”, comentou o vice-presidente sênior de desenvolvimento de direção autônoma do Grupo BMW, Nicolai Martin.