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Avaliação: Pulse Abarth tem tempero esportivo real e nenhum escudo Fiat
Avaliação

Avaliação: Pulse Abarth tem tempero esportivo real e nenhum escudo Fiat

Primeiro carro da divisão esportiva da Fiat feito no Brasil, Pulse Abarth convence ao volante com ajustes dignos de um carro esportivo

Diogo de Oliveira

28 de fev, 2023 · 10 minutos de leitura.

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Fiat Pulse Abarth
Pela primeira vez no Brasil uma marca vai ter kit próprio de preparação
Crédito:FELIPE RAU/ESTADAO

O brasileiro adora versão esportiva de carro. Normalmente, esses modelos nem precisam entregar o desempenho prometido. Basta que tenham estilo. Mas, no caso do Pulse Abarth (R$ 149.990), temos uma bela combinação de visual e temperamento. Após meses de voltas em pistas fechadas, finalmente recebemos no Jornal do Carro um exemplar vermelho do SUV compacto. O modelo tem uma série de modificações da divisão esportiva da Fiat.

Por isso, o Pulse Abarth sequer tem escudo da montadora italiana. Todos os emblemas, bem como o nome na chave e na tampa traseira são da marca simbolizada pelo escorpião. Para quem curte carro com visual esportivo, o SUV da Abarth é um colírio. A dianteira é a mesma do Fiat Pulse, mas o para-choques é diferente e mais aerodinâmico, com fendas verticais nos cantos. Além disso, grade e molduras são pintadas de preto brilhante, com detalhes que imitam fibra de carbono.

Fiat Pulse Abarth
Traseira tem nome Abarth na tampa e saída dupla de escape (FELIPE RAU/ESTADAO)

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Nas laterais, o Pulse Abarth é claramente rebaixado em relação ao Pulse “comum”. A suspensão é 10 milímetros mais baixa e o vão livre do solo tem 21,7 centímetros. Mas as rodas de liga leve de 17 polegadas, também pintadas de preto brilhante e calçadas com pneus 215/50 Dunlop SP Sport Maxx, preenchem bem as caixas laterais. Estas trazem arcos pretos como um “carro de rali”. O toque final fica com as faixas adesivas nas portas com o nome Abarth.



Pulse Abarth e o divertido botão “Veneno”

Além do estilo e dos ajustes feitos no chassi, na suspensão e nos freios, o Pulse Abarth tem como diferencial a mecânica. A versão com o escudo do escorpião é a única da gama do SUV compacto com motor 1.3 turbo flex T270. Ele gera até 185 cv de potência com etanol, 180 cv com gasolina e um torque máximo de 27,5 mkgf a partir de 1.750 rpm com ambos os combustíveis. O câmbio é automático CVT com sete marchas virtuais e tração dianteira.

Fiat Pulse Abarth
Volante com escudo do escorpião tem botão vermelho que “libera o veneno” (FELIPE RAU/ESTADAO)

Trata-se do mesmo conjunto disponível no Fiat Fastback, na picape Toro e nos SUVs da Jeep (Renegade, Compass e Commander). Entretanto, nenhum deles tem o botão “poison” (“Veneno” em português). Ao acionar o “Modo Veneno” pelo botão vermelho no volante, o Pulse Abarth muda de comportamento. O câmbio com marchas virtuais estica e faz trocas notavelmente mais dinâmica, e deixa o motor 1.3 litro encher os cilindros à vontade.

Além disso, com a suspensão rebaixada em 10 mm, temos um SUV alto, mas com centro de gravidade mais baixo. Esse é outro ajuste sensível ao volante. O Pulse Abarth não só acelera mais forte, como também é mais firme e estável em retas e curvas. Além disso, com o modo Veneno em ação, a direção ganha peso e realça o ajuste de carro esportivo. O resultado não poderia ser melhor: o modelo entrega o que promete e o faz de forma envolvente.

Bancos são revestidos com couro ecológico com costura vermelha (FELIPE RAU/ESTADAO)

O que o Pulse Abarth tem que o Fiat Pulse não tem

Para começar, como dito, não há emblemas da Fiat. Além disso, a versão esportiva do SUV tem freio eletrônico de estacionamento, algo que o restante da gama Pulse não tem. Assim, não há alavanca do freio de mão e o console central se prolonga por entre os bancos dianteiros, com um baú central. O acabamento se diferencia com um friso vermelho que percorre o painel de ponta a ponta. E com a plaquinha com o nome Abarth no canto direito.

O couro ecológico que cobre os bancos tem costuras vermelhas aparentes e traz o símbolo do escorpião em baixo relevo nos encostos. Mas a cereja do bolo é o volante com o botão poison e o escudo da Abarth. Com essa simples troca de emblemas, o motorista se sente em um modelo da divisão esportiva – ou seja, com preparação. O detalhe da chave com o nome Abarth é outro elemento legal. Como produto, a versão capricha nessa diferenciação.

Console central é como no Fastback, com freio de mão eletrônico por botão (FELIPE RAU/ESTADAO)

Já em relação a tamanho e conteúdos, não há diferenças em relação ao Pulse Impetus. A versão mais cara com motor 1.0 turbo flex de 130 cv tem, por exemplo, o multimídia com tela de 10 polegadas, internet e conexão sem fio com Android Auto e Apple Carplay. Além disso, tem carregador de celular por indução e sistemas semiautônomos do pacote Adas, como farol alto automático, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa.

Fiat Pulse Abarth
Para quem gosta de carro esportivo, Pulse Abarth 2023 é um colírio (FELIPE RAU/ESTADAO)

Vale a compra?

O Pulse Abarth surpreendeu por ser competente no que se propõe. Não é só um SUV com visual esportivo e motor potente, mas um modelo que entrega outro temperamento. O modo Veneno é uma grata surpresa para quem gosta de acelerar. A arrancada de zero a 100 km/h feita em 7,6 segundos comprova essa capacidade de aceleração do modelo, que alcança velocidade máxima de 215 km/h – ambos os números com etanol.


Versão Abarth do Fiat Pulse tem rodas pretas de 17 polegadas (FELIPE RAU/ESTADAO)

Para comparação, o VW T-Cross com motor 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 mkgf faz a mesma tomada de aceleração em 8,7 segundos. Mas nem tudo é perfeito no Pulse Abarth. Por exemplo, o SUV compacto tem tambores em vez de freios a discos nas rodas traseiras. Da mesma forma, traz apenas quatro airbags (duplos frontais e laterais dianteiros), enquanto o rival da marca alemã, por exemplo, tem seis bolsas infláveis – e incluí duas do tipo cortina.

O espaço a bordo e o porta-malas de 370 litros também não um ponto forte e equivalem ao tamanho de um hatch compacto. Ou seja, o Pulse Abarth é compacto por dentro. Mas, apesar disso, como produto de imagem, o visual e o desempenho contam muito mais. E nesse sentido, o primeiro SUV da história da marca do escorpião tem tudo para conquistar o público nesse mercado com poucos SUVs realmente esportivos.


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Prós

  • Estilo diferenciado em relação ao Fiat Pulse
  • Ajustes de suspensão e eletrônicos dão outro ritmo ao SUV
  • Pulse Abarth entrega estilo e alta tecnologia a bordo

Contras

  • Preço de R$ 150 mil é salgado para um SUV compacto
  • Espaço a bordo e porta-malas de 370 litros são de hatch
  • Freios traseiros poderiam ter discos em vez de tambores

Ficha Técnica

Fiat Pulse Abarth T270

Motor

1.3, 16V, comando variável, turbo, flex

Potência

180 cv (G) e 185 cv (E) a 5.750 rpm

Torque

27,5 mkgf (G/E) a 1.750 rpm

Câmbio

Automático de seis marchas

Freios

Discos ventilados com pinças flutuantes na dianteira, tambores na traseira

Comprimento

4,12 m

Largura

1,78 m

Altura

1,54 m

Entre-eixos

2,53 m

Tanque de combustível

47 litros

Porta-malas

370 litros

Aceleração 0-100 km/h

7,6 s (E) e 8 s (G)

Velocidade máxima

215 km/h (E) e 214 km/h (G)

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