Emily Nery, para o Jornal do Carro

14/05/2021 - 6 minutos de leitura.

Mitsubishi Pajero Full sai de linha com série especial mais cara que o Toyota SW4

Após 20 anos no Brasil, Mitsubishi Pajero Full ganha a série Legend Edition e sai de linha na fábrica japonesa de Sakahogi

Mitsubishi Pajero Full Legend Edition Crédito: Mitsubishi/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Após 20 anos no mercado brasileiro e há 14 sem trocar de geração, a Mitsubishi anuncia o fim do clássico off-road Pajero Full. Um dos pioneiros na categoria que hoje faz grande sucesso no país, o SUV se despede com a edição especial Legend Edition que será limitada a 100 unidades. Isso por singelos R$ 356.990, mais caro do que o Toyota SW4.

De mesma maneira, não é só no Brasil que o Pajero Full se despede das concessionárias. O modelo já havia saído de linha em sua terra natal em 2019 e, desde então, as unidades produzidas por lá eram apenas para exportação. Ocorre que a fábrica da Mitsubishi de Sakahogi, no Japão, vai fechar, deixando distante o sonho de uma nova geração do lendário SUV.

Desse modo, outros mercados mundiais também recebem a edição de despedida Legend Edition. Limitada em 100 unidades, todas numeradas, o jipão chega apenas na versão com sete lugares.

Continua depois do anúncio

Divulgação/Mitsubishi

Como diferencial, o Pajero Full adota acabamento em preto brilhante na grade dianteira, nos espelhos retrovisores, nas molduras decorativas, bem como nos skid plates dianteiro e traseiro. Há também um acabamento exclusivo para as rodas de liga leve de 20 polegadas.

O emblema que dá nome à edição está presente nas laterais e na traseira, decorando o para-brisas e o vidro vigia da tampa do porta-malas.


Divulgação/Mitsubishi

R$ 26 mil mais caro que a versão HPE

Somente as alterações visuais somam ao utilitário R$ 26 mil a mais do que a versão única HPE, cujo preço era de R$ 330.990. A série especial, assim, sai por altíssimos R$ 356.990. Além de superar o valor do Toyota SW4, o preço é próximo ao pedido no Volvo XC60 ( R$ 359.950), no Audi Q5 Sportback (R$ 359.990) e no Land Rover Discovery Sport (R$ 358.950), por exemplo.

Isto é, tanto a motorização quando os equipamentos não mudam. O trem de força segue com o longevo quatro cilindros 3.2 turbo diesel que gera 200 cv a 3.800 rpm e 44,7 kgfm de torque a 2.000 rpm. Por sua vez, o câmbio é automático de apenas cinco marchas. A tração é 4×4 com reduzida, ou seja, controlada por uma alavanca ao lado da manopla de câmbio.


Divulgação/Mitsubishi

Já presentes na extinta versão HPE, o SUV ainda conta com controles de tração e estabilidade, assistente de descida, acionamento automático dos faróis e limpadores de para-brisa, ar condicionado dual-zone, oito airbags, teto solar elétrico, central multimídia de 7″, sistema de som JBL com subwoofer, e computador de bordo.

Embora um clássico 4×4, o tempo cobra

Não e novidade que o Pajero Full foi um dos precursores no segmento e aliou conforto à veia off-road. Em 39 anos de história mundo afora, o SUV teve 4 gerações e soma 3 milhões de unidades vendidas em 170 países.


Além disso, o utilitário virou uma lenda no off-road com um feito inédito: foi vencedor por sete vezes do emblemático ráli Paris-Dakar, marca até hoje não superada por nenhum outro competidor.

No entanto, o tempo cobrou. No Brasil, por exemplo, vimos praticamente uma legião de SUVs médios e compactos chegarem recheados com novas tecnologias, motores atualizados e com visual mais moderno.


O SUV da Mitsubishi não troca de geração desde 2007. Naquele ano, o Ford Ecosport foi líder do segmento, o VW Gol somou 243 mil unidades e o Pajero Full era o vice-líder dos SUVs, com 15.715 unidades. Em 2010, o modelo teve seu melhor ano de vendas, com 20.384 unidades.

Em 2020, a Fenabrave registrou 2.103 unidades vendidas do Pajero Full e do Pajero Sport, agora seu sucessor. Já em 2019, ano recorde nas vendas de SUVs, o número foi quase o mesmo: a dupla emplacou 2.195 unidades.


Leia Mais


Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTA EXCLUSIVA

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Ver agora