A Mitsubishi acaba de lançar oficialmente o XForce 2024. O SUV compacto é baseado no modelo conceito XFC e foi feito para ser de baixo custo. Equipado com motor 1.5 a gasolina, o XForce chega ao mercado para enfrentar modelos como o Hyundai Creta e Jeep Compass, por exemplo. Inicialmente, o SUV terá produção na Indonésia, onde o modelo chegará em duas versões: Exeed e Ultimate.
Logo em seguida, chegará a outros mercados como Sudeste Asiático, América Latina, África e Oriente Médio. Seja como for, o Brasil é um forte candidato para receber o SUV. Por ora, a marca não confirmou a vinda do modelo. Mas, caso chegue ao mercado nacional, terá a missão de substituir o Outlander Sport, que saiu de linha em 2022.
Motor aspirado
Na mecânica, o Mitsubishi XForce terá motor 1.5 a gasolina de 106 cv de potência e 14,3 mkgf de torque. O câmbio, por sua vez, é automático do tipo CVT. Ao todo, são quatro modos de condução: Normal, Gravel, Mud e Wet. De acordo com a marca, estes foram selecionados segundo a necessidade do público na Indonésia, onde o carro vai chegar primeiro.
O país enfrenta diversos alagamentos. Por isso, o modo Wet (“molhado” na tradução para o português), auxilia na distribuição de torque para as rodas. Seja como for, a tração é apenas dianteira.
Menor que o Mitsubishi Eclipse Cross
Em termos de design, o modelo segue com uma assinatura visual bem próxima ao do conceito XFC. A dianteira agressiva apresenta o estilo Dynamic Shield, que abriga um para-choque reforçado, que envolve a grade frontal do SUV. Esta, inclusive, traz elementos tridimensionais.
O conjunto óptico conta com luzes diurnas de LED, em formato de L, com visual em T, que dá um visual forte e agressivo ao conjunto. Além disso, detalhes como as linhas esculpidas na dianteira, fecham o visual robusto, apoiado pelo para-choque, bem como também pelos para-lamas. O desenho em T dos faróis se repete nas lanternas traseiras, e o modelo apresenta rodas de liga leve de 18 polegadas.
Seja como for, o destaque fica por conta das dimensões. Afinal, o modelo é claramente menor que o Eclipse Cross, por exemplo. Ao todo, mede 4,39 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,66 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Além disso, o modelo tem ainda uma altura do solo correspondente a 22 centímetros.
Por dentro
Na cabine, o grande destaque do XForce são as telas integradas levemente curvadas para o motorista. O painel de instrumentos conta com 8″, enquanto a central multimídia traz 12,3″. O painel, assim como portas e bancos, oferta diversos materiais de acabamento. No entanto, a marca enfatiza o uso do tecido “mélange”, que é resistente a manchas. Entre os equipamentos, há carregador de celular por indução, portas USB e USB-C, sistema Dynamic Sound da Yamaha com 8 alto-falantes e ar-condicionado digital de duas zonas.
O SUV também não perde nos recursos de assistência ao motorista. Alerta de colisão frontal, frenagem de emergência, câmera de ré, controle de cruzeiro adaptativo e monitor de ponto cego fazem parte da lista. Por fim, há também 6 airbags.
O Jornal do Carro também está no Instagram!