Nascido como o hatchback Celer (foto abaixo), em 2008, antes mesmo de a Chery passar a ser controlada pela Caoa no Brasil, o Tiggo 2 está de cara nova. Já realidade na China, o modelo roda em testes por aqui. Às revendas, deve chegar em abril. Mas a novidade não se resume apenas à estética. A promessa é que o pseudo-SUV vá além de mera mudança visual (a quarta, diga-se) e ganhe também novo motor turbo.
O novato, segundo a imprensa internacional, trata-se de um propulsor 1.0 de três cilindros turbo Flex. A família ainda será composta pelo novo 1.4, que tem as mesmas especificações, porém, com quatro cilindros.
O menor deles, com 1.050 cm³, tem comando de válvulas variável na admissão e injeção direta de combustível. Tais credenciais entregam potência máxima (etanol) de 120 cv e 19,2 mkgf de torque. Com gasolina, os números caem para 117 cv e 18,7 mkgf. A intenção é substituir o 1.5 aspirado ofertado atualmente.
O 1.4, todavia, que tem precisamente 1.400 cm³, tem comando variável tanto para as válvulas de admissão quanto para as de escape. Com isso, disponibiliza potência de 165 cv/160 cv, com etanol ou gasolina no tanque, respectivamente. O torque fica em 25,5 mkgf, com o combustível feito da cana de açúcar ou 25,1 mkgf, quando bebe o derivado do petróleo.
Motor em fase inicial
Informações, no entanto, apontam que o propulsor 1.4 turbo estaria em fase inicial de desenvolvimento. Sua missão, contudo, é substituir o atual 1.5 turbo que equipa modelos como o Tiggo 5X.
A princípio, não há nada confirmado pela fabricante, porém, ao que tudo indica, o motor – com partida por botão – trabalha em conjunto com o câmbio CVT, continuamente variável, de sete marchas simuladas. Com isso, todavia, o automático de quatro marchas sai de cena.
Mais sobre o visual do Tiggo 2
Com nova dianteira, que, em suma, inclui para-choque redesenhado, o modelo traz poucas novidades na parte traseira. Tudo continua praticamente igual. A exceção é a disposição das luzes das lanternas e o para-choque, agora com refletores horizontais.
Já patenteado na Argentina, o novo Tiggo 2, em síntese, tem interior mais sofisticado com painel de instrumentos, saídas de ar-condicionado e central multimídia renovados. Para entretenimento, possui uma tela de 9 polegadas. O Tiggo 2 renovado, por fim, será produzido na fábrica brasileira da Caoa Chery em Jacareí (SP).