Em 2022, a Stellantis apresentou um novo motor de 6 cilindros batizado de Hurricane. O propulsor, aliás, será o sucessor definitivo do já conhecido V8 Hemi. Para essa missão, o 3.0 de 6 cilindros conta com duas versões diferentes. Na configuração padrão (SO), ele entrega 400 cv de potência e 62,2 mkgf de torque. Já na versão mais potente (HO), chega a 500 cv e 65,6 mkgf. Seja como for, a novidade é que o grupo prepara uma variante mais robusta do Hurricane. Até o momento, o grupo não divulgou nenhuma informação. No entanto, segundo o portal Automotive News, o novo motor pode chegar a 520 cv.
Em uma recente conferência sobre eletrificação em Detroit (EUA), a Stellantis confirmou que ainda vai investir em motores de combustão interna. Aliás, o vice-presidente sênior e chefe de sistemas globais de propulsão, Michael Bly, mencionou que o novo propulsor Hurricane será bem mais robusto e terá mais potência. Com isso, é capaz de que ele esteja presente no novo Charger, por exemplo. Afinal, a Stellantis ainda aposta em seus mucle cars a combustão.
Motor Hurricane terá mais versões
Mas não para por aí. De acordo com o Bly, haverá mais uma versão do motor Hurricane. No entanto, não será mais de seis cilindros. Dessa forma, a linha vai contar com o propulsor 2.0 de quatro cilindros. Ele, aliás, será similar ao Hurricane 4, presente no Brasil em modelos como Jeep Wrangler e Ram Rampage, por exemplo. Por fim, o grupo também promete um motor de três cilindros ainda menor, que pode surgir da base do já conhecido Firefly.
Por fim, embora os rumores, o Hurricane não vai substituir o Pentastar V6. De acordo com Bly, a Stellantis quer permanecer com esse motor por ser “muito bom, de baixo custo, sólido como uma rocha e de alta qualidade”. Dessa forma, espera-se apenas que ele passe por uma eletrificação no futuro. No entanto, não há previsões de datas. A aposta faz sentido, já que o grupo investiu US$ 24,7 milhões na fábrica de Trento, em Michigan, onde o Pentastar é feito.
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