Você está lendo...
Mulher e graxa é uma boa combinação
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Mulher e graxa é uma boa combinação

Atualmente, 42% dos clientes das oficinas mecânicas são mulheres, segundo pesquisa da Cinau. E há muitas delas também do outro lado do balcão, como a mecânica Evelin Gefali

17 de abr, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Mulher e graxa é uma boa combinação
Milene Rios

Esqueça aquele ambiente masculino das antigas oficinas mecânicas, com aspecto sujo e cartazes de mulheres nuas. Atualmente, 42% dos clientes desses estabelecimentos são do sexo feminino, de acordo com dados do Estudo de Desempenho do Setor da Reposição Automotiva, feito pela Central de Inteligência Automotiva (Cinau) com 40 mil reparadoras de todo o Brasil.

“Antes as mulheres entregavam o carro para o marido ou algum parente que o levava ao mecânico”, diz Antonio Fiola, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa ). “Agora, elas mesmas estão indo às oficinas.”

Segundo Fiola, a maior participação do público feminino no setor forçou a evolução dos prestadores de serviço. “Elas são mais exigentes, o que fez o atendimento melhorar. As empresas têm de oferecer explicações detalhadas, transparência e ambiente limpo e agradável”, diz. “Agora, quase todas as oficinas têm ao menos sala de recepção.”

Publicidade


E não é só como clientes que as mulheres vêm conquistando espaço. É cada vez mais comum vê-las do outro lado do balcão. Evelin Feliciana Pachi Gefali, de 31 anos, já foi vendedora de loja, caixa e frentista.

Quando trabalhava em posto de combustível, começou a trocar óleo de motor e encontrou a sua vocação. Em 2002, fez o primeiro curso de mecânica e até 2008, concluiu outros dois. Mas só no fim do ano passado é que finalmente entrou na área. Há seis meses, é auxiliar na Auto Mecânica Scopino, na zona norte.

Evelin vê várias vantagens em ser mecânica. “As clientes se sentem mais à vontade comigo e tem até homem que faz questão de que eu cuide do carro, porque para eles nós somos mais caprichosas.”


E mesmo com tanta graxa, ela não abre mão da vaidade. “Estou sempre maquiada e com cabelo arrumado. Sou mulher, antes de tudo.”

Deixe sua opinião