Você está lendo...
Mulher foi primeira piloto de testes da história; veja o vídeo
Notícias

Mulher foi primeira piloto de testes da história; veja o vídeo

Para celebrar o Dia da Mulher, vídeo sobre o pioneirismo de Bertha Benz no mundo do automóvel foi produzido pela Mercedes-Benz; confira

Redação

08 de mar, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Bertha Benz Dia da Mulher
Pioneira
Crédito:Bertha com os dois filhos na primeira viagem longa da história, em 1988 (Foto: Daimler AG/Divulgação)
Bertha Benz Dia da Mulher

Se a alemã Bertha Benz não tivesse existido, o mundo do automóvel poderia ter seguido uma direção diferente. Bertha foi a primeira piloto de testes do mundo. E, para celebrar o Dia da Mulher, um vídeo sobre seu pioneirismo foi produzido há alguns anos pela Mercedes-Benz. Bertha era casada com o criador do primeiro automóvel do mundo, Karl Benz. Na época, o visionário não estava seguro sobre sua criação. Mas a mulher, sim.

Na verdade, mesmo antes de se tornar a primeira piloto de testes do mundo, Bertha já havia ajudado Karl no desenvolvimento do primeiro automóvel patenteado da história, o Patent-Motorwagen. O modelo foi patenteado no início de 1886, e lançado em meados daquele ano. Entretanto, ainda faltavam detalhes importantes para o carro ganhar as ruas.

Vídeo da Mercedes-Benz conta história de Bertha Benz, esposa de Karl, criador do automóvel

Publicidade


Mulher vira piloto de testes

Em 1888, sem Karl saber, Bertha Benz decidiu partir em uma viagem com o Patent-Motorwagen. A jornada começou em 5 de agosto. Assim, junto com Bertha, embarcaram na aventura dois de seus filhos, Richard e Eugen, de 14 e 15 anos, respectivamente. Os três saíram de Mannheim, na Alemanha, onde viviam, e viajaram 104 km pela região de Baden-Württenberg, chegando, então, a Pforzheim (cidade natal de Bertha).

Esta foi a primeira viagem longa de carro da história. O objetivo de Bertha era mostrar a funcionalidade do automóvel, que estreou dois anos antes, mas não estava despertando interesse do público.

A mulher e seus filhos tiveram alguns percalços pelo caminho. Por causa do combustível utilizado, um solvente derivado da benzina que Bertha comprou na farmácia, o tubo de combustível ficou entupido. Para desobstruir, ela usou um grampo.


Além disso, a liga de uma meia serviu de isolante para um curto-circuito em um fio. Com essas soluções, Bertha e os filhos conseguiram concluir a viagem, na qual também surgiu o conceito de lona de freio. Na volta de Pforzheim a Mannheim, Bertha escolheu um caminho mais curto, de 90 km, sempre às margens do rio Reno.



Consequências da aventura da mulher

Com a viagem, Bertha conseguiu atingir o objetivo de mostrar que o Patent-Motorwagen era funcional. Com isso, a oficina de Karl passou a receber clientes dispostos a comprar o veículo. Além disso, graças à experiência da mulher e dos filhos na estrada, Karl realizou melhorias no carro.

Bertha Ringer nasceu em 1849. Em 1872, tornou-se Bertha Benz após casamento com Karl. Juntos, tiveram quatro filhos. Um ano antes, Karl criou a empresa Benz. Em 1827, após fusão com a Daimler (de Gottlieb Daimler e Wilheim Maybach), surgiu a Daimler-Benz, hoje apenas Daimler AG. A companhia é proprietária da Mercedes-Benz.


Reprodução

O vídeo que reproduz a experiência de Bertha é de autoria da Mercedes-Benz dos Estados Unidos. Mas a subsidiária brasileira decidiu adaptá-lo e divulgá-lo no País.

Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Mercedes-AMG G63 é o jipão dos sonhos para acelerar e ser visto

Deixe sua opinião