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Toyota Corolla deixará de ser feito em Indaiatuba após 26 anos
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Toyota Corolla deixará de ser feito em Indaiatuba após 26 anos

Produção do sedã médio mais vendido do mercado brasileiro será transferida para a fábrica da Toyota em Sorocaba

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

07 de mar, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Fábrica Toyota Indaiatuba
Produção do Toyota Corolla será transferida para a fábrica de Sorocaba
Crédito:Toyota/Divulgação

Depois de 26 anos, a Toyota anunciou o fechamento de sua fábrica de Indaiatuba, no interior de São Paulo. No local, o único carro produzido é o Corolla, sedã médio mais vendido do mercado brasileiro há muitos anos. Mas isso significa que o modelo queridinho dos consumidores vai deixar de ser oferecido no País? Calma, calabreso, nada disso! 

A produção do Corolla será transferida para Sorocaba, também no interior paulista, de onde saem Corolla Cross, Yaris Hatch e Sedan e o Etios (apenas para exportação). Portanto, não fazia sentido ter uma segunda fábrica apenas para fazer um modelo. Assim, os esforços ficarão concentrados em um único local.



Além disso, todos os 1.500 empregados de Indaiatuba poderão permanecer na empresa, de acordo com a Toyota. Os trabalhadores receberão a opção de transferência para Sorocaba, que receberá novas instalações. A montadora diz ainda que abrirá outras 500 vagas de trabalho para a produção dos carros inéditos. 

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“Para efetivar essa significativa expansão da capacidade produtiva, será necessário construir novas instalações no local, para as quais serão transferidas as operações produtivas de Indaiatuba (SP).  Isto ocorrerá de forma gradual, a partir de meados de 2025, com conclusão prevista para o final de 2026”, afirmou a Toyota em comunicado.

Toyota Yaris Cross
Toyota/Divulgação

Nova fase da Toyota no Brasil

Essa mudança faz parte do novo ciclo de investimentos de R$ 11 bilhões que a Toyota anunciou para o Brasil até 2030. Com esse montante, a montadora pretende lançar produtos inéditos e transformar sua linha no País.


O primeiro modelo que chegará ao mercado será o SUV Yaris Cross, cuja produção começa no fim deste ano. Terceiro híbrido flex da marca, o SUV receberá como base a plataforma DNGA, uma versão simplificada (mas preparada para a eletrificação) da TNGA usada na linha Corolla. Assim, terá tanto versões somente a combustão quanto híbridas. Suas medidas serão próximas às de um Hyundai Creta.

Salão de Tóquio 2023 Toyota EPU picape elétrica
Diogo de Oliveira/Estadão

Outra novidade da empresa japonesa será uma picape intermediária feita pra brigar no segmento de Fiat Toro, Chevrolet Montana e companhia. O projeto deverá tomar forma após o lançamento do Yaris Cross, portanto, com todas as fases de desenvolvimento do produto, o lançamento ficaria apenas para 2027. No Salão de Tóquio do ano passado, a marca revelou um conceito de picape elétrica chamado EPU, mas o modelo feito aqui será híbrido flex.


Toyota
Toyota/Divulgação

Segunda fábrica fechada

Antes de Indaiatuba, a Toyota também encerrou as atividades de sua fábrica histórica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, no fim do ano passado. Primeira fábrica da marca fora do Japão, o local já não fazia mais veículos, apenas algumas peças, além de funcionar como sede administrativa da empresa. Mas foi responsável pela produção do clássico jipinho Bandeirante por 40 anos.

A decisão ocorreu por motivos estratégicos. “A concentração das operações no interior paulista oferece oportunidades de crescimento para a Toyota na competitividade da companhia diante dos desafios do mercado brasileiro”, declarou a empresa ao fechar as portas em novembro de 2023.


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