Você está lendo...
Hyundai anuncia pacotão de lançamentos no Brasil; veja quais
Mercado

Hyundai anuncia pacotão de lançamentos no Brasil; veja quais

Após acerto com Caoa, Hyundai assume importação e confirma novos modelos no País; SUV Palisade e elétrico Ioniq 5 chegam no 2º semestre

Diogo de Oliveira

07 de mar, 2024 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5
Crédito:Diogo de Oliveira/Estadão

Depois de fechar acordo com o Grupo Caoa e anunciar um investimento no Brasil, a Hyundai revelou na noite desta quarta-feira (6) os novos modelos que a marca vai trazer ao País. Nesse “pacotão” de lançamentos, a surpresa é a nova geração do Santa FeSUV de 7 lugares que foi comercializado por anos no mercado brasileiro. O modelo ainda não está confirmado, mas deve voltar em 2025 completamente renovado e com versão híbrida.

Hyundai Santa Fe 2025
Diogo de Oliveira/Estadão

Para este ano, a Hyundai terá duas novidades no 2º semestre. Vai lançar o SUV Palisade como modelo topo de gama da marca no País. O utilitário de quase 5 metros de comprimento virá na versão de 8 lugares com motor 3.8 V6 a gasolina de 295 cv e 36 mkgf de torque máximo, câmbio automático de oito marchas e tração 4×4. Além dele, terá o elétrico Ioniq 5, que resgata as origens da marca com visual retrô inspirado no Pony, primeiro carro da Hyundai, lançado em 1975.

Publicidade


Hyundai Palisade 2025
Diogo de Oliveira/Estadão

Tucson e HR chegam neste mês

Além dos modelos inéditos, a Hyundai Motor Brasil inicia imediatamente as vendas de dois veículos já ofertados pela Caoa. O SUV Tucson, feito em Anápolis (GO), chega neste mês à rede agora unificada. Por enquanto, o modelo vai permanecer na geração anterior, com a reestilização apresentada aqui há um ano – e revelada no exterior em 2019. Assim, vai apostar na relação custo/benefício, com pacote robusto de equipamentos para disputar com Jeep CompassToyota Corolla Cross e cia. O mesmo será feito com o utilitário HR, também renovado pela Caoa. Os preços serão anunciados em breve.

New Tucson 2023
Diogo de Oliveira/Estadão

Entre as novidades, o novo Tucson tem, por exemplo, faróis Full-LEDs, frente redesenhada e novas rodas de 18″. Para voltar à linha de montagem da fábrica da Caoa, o modelo recebeu ajustes na mecânica para cumprir as normas de emissões atuais do Proconve L7. Mas manteve o conjunto do modelo anterior, ou seja, motor 1.6 turbo a gasolina e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. O motor gera 177 cv e 27 mkgf de torque máximo.

Hyundai Ioniq 5
Diogo de Oliveira/Estadão

Marca de elétricos Ioniq a caminho

Tal como o Jornal do Carro antecipou, a Hyundai vai mergulhar de vez na eletrificação com sua nova marca de elétricos no Brasil. O primeiro modelo será o Ioniq 5, crossover que tem 4,63 metros de comprimento e 3 metros de distância entre os eixos, com amplo espaço interno. Para comparação, um Jeep Commander mede, respectivamente, 4,77 m e 2,79 m. Além disso, o novo carro elétrico tem assoalho plano e vasto conteúdo tecnológico.


Hyundai Ioniq 5
Diogo de Oliveira/Estadão

Conforme a montadora, o Ioniq 5 tem um motor elétrico de 305 cv de potência e uma bateria de 72 kWh que fornece autonomia de 500 km no ciclo global WLTP. O crossover pode ser recarregado em eletropostos de carga rápida, e, assim, recupera de 10% até 80% da carga em apenas 18 minutos. No Brasil, o modelo vai concorrer com rivais premium, como os Volvo XC40 e C40. Dessa forma, deverá ter preço próximo de R$ 300 mil.

Hyundai Kona 2025
Diogo de Oliveira/Estadão

Novo Hyundai Kona nos planos

Ao assumir a importação de produtos e unificar a rede com a Caoa, a Hyundai vai trazer seus carros mais modernos. Assim, nesta primeira ofensiva de lançamentos, a HMB vai mais que dobrar o número de modelos da marca no País. Um deles é a nova geração do Kona, que estreou em 2023 na versão anterior, ainda sob gestão da Caoa. Assim como o novo Santa Fe, o crossover ainda não tem data para chegar, mas deve também em 2025.

Hyundai Kona 2025
Diogo de Oliveira/Estadão

Diferente do Ioniq 5, o Hyundai Kona tem versões 100% elétrica (BEV) e híbrida (HEV). No modelo alimentado por eletricidade, são 204 cv de potência e autonomia para 505 km com a carga completa no ciclo WLTP. Esta versão mais potente tem bateria com capacidade de 64,8 kWh. Já a opção de entrada tem 135 cv e bateria de 48,6 kWh, com alcance de 370 km. Em estações de carga rápida, leva 45 minutos para recuperar de 10% a 80% da energia.


Hyundai Kona 2025
Diogo de Oliveira/Estadão

Já o Kona Hybrid traz o motor 1.6 a gasolina de injeção direta de 105 cv e um motor elétrico de 43,5 cv de força. Segundo a Hyundai, a potência combinada é de 141 cv, enquanto o torque alcança 27 mkgf – são 15 mkgf do motor a combustão e 17,3 mkgf do elétrico. Com o modelo, a marca projeta disputar vendas com Toyota Corolla Cross e GWM Haval H6 na versão híbrida, e com Peugeot 2008, Volvo EX30 e BYD Yuan Plus na versão elétrica.

Hyundai não terá picape Santa Cruz

Havia a expectativa de que a Hyundai fosse lançar no Brasil a picape Santa Cruz. Porém, a montadora não vai trazer o modelo, pelo menos não por enquanto. Com produção na Coreia do Sul, a Santa Cruz está à venda na América do Norte, com foco nos Estados Unidos. O modelo faz sentido para o Brasil, mas sem a nova geração do Tucson e sem a produção local, teria poucas chances de sucesso na disputa com Chevrolet Montana, Fiat Toro e RAM Rampage, todas nacionais.




Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI
Oferta exclusiva

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

Deixe sua opinião