Você está lendo...
Mulheres elegem SUV elétrico Kia EV9 como ‘Melhor Carro do Mundo’
Notícias

Mulheres elegem SUV elétrico Kia EV9 como ‘Melhor Carro do Mundo’

Premiação internacional com 75 juradas que trabalham no setor automotivo escolheu o SUV elétrico Kia EV9 como grande destaque deste ano

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

17 de mar, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Kia EV9
Kia EV9 é SUV elétrico de 7 lugares
Crédito:Kia EV9 (Kia/Divulgação)

Depois se tornar o SUV elétrico mais vendido da marca, o Kia EV9 foi escolhido como o “Melhor Carro do Mundo” de 2024 por um júri feminino. A premiação Women’s Worldwide Car of The Year (WWCOTY), que traz 75 jornalistas do setor automotivo mundial como juradas, divulgou o resultado. O prêmio celebrou o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

Dos 63 carros que concorriam ao prêmio, cinco foram escolhidos vitoriosos em suas respectivas categorias na rodada inicial de votos. Dessa forma, são eles: Volvo EX30, BMW Series 5, Kia EV9, Volkswagen Amarok e Aston Martin DB12. A presidente executiva da premiação, Marta Garcia, afirmou que a seleção deste ano foi “particularmente difícil”.

O SUV traz formato quadrado e futurístico, lanternas com desenho verticalizados e câmeras no lugar dos retrovisores. Além disso, o veículo também chama atenção por oferecer duas configurações de bancos: 2+2+2 (para seis pessoas) e 2+3+2 (para sete pessoas). Ademais, o modelo topo de linha da marca sul-coreana deve chegar ao Brasil durante o primeiro trimeste de 2024.

Publicidade


 KIA EV9
Divulgação/WWCOTY

Kia EV9 traz 7 lugares e design moderno

Em seguida, na segunda rodada de votação, as juradas escolheram o SUV Kia EV9 como o melhor carro de 2024. “Cada um dos finalistas tinham mérito suficiente para vencer o prêmio. O Kia EV9 ganhou dos rivais porque é um veículo capaz de satisfazer as necessidades do consumidor em qualquer lugar”, disse a presidente.

De acordo com a justificativa para a escolha, o SUV elétrico se destaca por oferecer 7 lugares. Além disso, ele possui um comprimento considerável de 5 metros e possui aerodinâmica que exalta sua performance. “Notavelmente, o Kia EV9 mostra um design moderno, incorporando tecnologia avançada e oferecendo carregamento bidirecional e ultra-rápido”, diz a nota do WWCOTY.


O EV9 apresenta duas versões. A primeira, EV9 Standard, traz tração traseira e bateria de 76,1 kWh com motor elétrico de 218 cv de potência e 35,6 mkgf de torque. Já a versão Long Range oferece 541 km de alcance, bateria de 99,8 kWh e motor de 204 cv. Vale destacar também a tração integral e dois motores elétricos que entregam 384 cv e 61,1 mkgf de torque.

Kia EV9
Divulgação/Kia

Justificativa para a escolha do prêmio

A jornalista Tanya Gazdik, dos Estados Unidos, destacou em seu voto a favor que o “Kia EV9 é um verdadeiro diferencial entre veículos elétricos. (…) Nenhum outro veículo tomou os mesmos riscos de se desafiar em design e engenharia”. Já a jurada Jil McIntosh, do Canadá, disse que o carro “oferece um interior amigável para famílias, e acima disso, uma experiência de direção que se aproxima de veículos à combustão. É um veículo que ganharia muitos compradores que não estão habituados ao uso de carro elétrico e que estariam mais confortáveis em adquirir um carro que seja familiar a eles”.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD Dolphin Mini elétrico tem preço de HB20, Onix e Polo turbo
Kia Sportage MHEV MHEV
Oferta exclusiva

Kia Sportage MHEV MHEV

Deixe sua opinião