Kia EV9
Kia/Divulgação

Mulheres elegem SUV elétrico Kia EV9 como 'Melhor Carro do Mundo'

Premiação internacional com 75 juradas que trabalham no setor automotivo escolheu o SUV elétrico Kia EV9 como grande destaque deste ano

Por Adrielle Farias 17 de mar, 2024 · 5m de leitura.

Depois se tornar o SUV elétrico mais vendido da marca, o Kia EV9 foi escolhido como o “Melhor Carro do Mundo” de 2024 por um júri feminino. A premiação Women’s Worldwide Car of The Year (WWCOTY), que traz 75 jornalistas do setor automotivo mundial como juradas, divulgou o resultado. O prêmio celebrou o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

Dos 63 carros que concorriam ao prêmio, cinco foram escolhidos vitoriosos em suas respectivas categorias na rodada inicial de votos. Dessa forma, são eles: Volvo EX30, BMW Series 5, Kia EV9, Volkswagen Amarok e Aston Martin DB12. A presidente executiva da premiação, Marta Garcia, afirmou que a seleção deste ano foi “particularmente difícil”.

O SUV traz formato quadrado e futurístico, lanternas com desenho verticalizados e câmeras no lugar dos retrovisores. Além disso, o veículo também chama atenção por oferecer duas configurações de bancos: 2+2+2 (para seis pessoas) e 2+3+2 (para sete pessoas). Ademais, o modelo topo de linha da marca sul-coreana deve chegar ao Brasil durante o primeiro trimeste de 2024.


 KIA EV9
Divulgação/WWCOTY

Kia EV9 traz 7 lugares e design moderno

Em seguida, na segunda rodada de votação, as juradas escolheram o SUV Kia EV9 como o melhor carro de 2024. “Cada um dos finalistas tinham mérito suficiente para vencer o prêmio. O Kia EV9 ganhou dos rivais porque é um veículo capaz de satisfazer as necessidades do consumidor em qualquer lugar”, disse a presidente.

De acordo com a justificativa para a escolha, o SUV elétrico se destaca por oferecer 7 lugares. Além disso, ele possui um comprimento considerável de 5 metros e possui aerodinâmica que exalta sua performance. “Notavelmente, o Kia EV9 mostra um design moderno, incorporando tecnologia avançada e oferecendo carregamento bidirecional e ultra-rápido”, diz a nota do WWCOTY.


O EV9 apresenta duas versões. A primeira, EV9 Standard, traz tração traseira e bateria de 76,1 kWh com motor elétrico de 218 cv de potência e 35,6 mkgf de torque. Já a versão Long Range oferece 541 km de alcance, bateria de 99,8 kWh e motor de 204 cv. Vale destacar também a tração integral e dois motores elétricos que entregam 384 cv e 61,1 mkgf de torque.

Kia EV9
Divulgação/Kia

Justificativa para a escolha do prêmio

A jornalista Tanya Gazdik, dos Estados Unidos, destacou em seu voto a favor que o “Kia EV9 é um verdadeiro diferencial entre veículos elétricos. (…) Nenhum outro veículo tomou os mesmos riscos de se desafiar em design e engenharia”. Já a jurada Jil McIntosh, do Canadá, disse que o carro “oferece um interior amigável para famílias, e acima disso, uma experiência de direção que se aproxima de veículos à combustão. É um veículo que ganharia muitos compradores que não estão habituados ao uso de carro elétrico e que estariam mais confortáveis em adquirir um carro que seja familiar a eles”.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD Dolphin Mini elétrico tem preço de HB20, Onix e Polo turbo
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.