Você está lendo...
Kia EV9 é o carro elétrico mais vendido da marca e vem ao Brasil
Notícias

Kia EV9 é o carro elétrico mais vendido da marca e vem ao Brasil

SUV de 7 lugares da Kia, EV9 bate recorde e se torna o modelo elétrico mais vendido da marca e deve chegar ao Brasil ainda em 2024

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

02 de fev, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Kia EV9
Kia EV9 é SUV elétrico de 7 lugares
Crédito:Kia EV9 (Kia/Divulgação)

Em 2023, a Kia registrou uma marca de 3.085.771 vendas. Ou seja, um crescimento de 6,3% em relação ao ano anterior. No entanto, a atenção se tornou para os emplacamentos de modelos 100% elétricos. De acordo com a marca, apenas em dezembro, os modelos com base na plataforma E-GMP venderam cerca de 18 mil unidades. Seja como for, o grande destaque ficou para o novo SUV de 7 lugares elétrico da marca, o Kia EV9.

Apenas em dezembro de 2023, o SUV emplacou 10.572 unidades. Dessa forma, segundo a montadora, bateu um novo recorde mensal e se tornou o carro elétrico mais vendido da marca sul-coreana. Aliás, a fabricante ainda confirmou que grande parte das unidades foram exportadas da Coreia do Sul. Seja como for, no atacado acumulado de 2023, o modelo representou a maior parte das vendas, atingindo uma média de mais de 35 mil emplacamentos.



Divulgação/Kia
Divulgação/Kia

Publicidade


Com o bom resultado, a Kia anunciou uma nova meta para 2024. Ao todo, pretende vender cerca de 3,2 milhões de veículos. Assim, busca um aumento de 3,7% em relação ao ano de 2023.

Kia EV9 chega ao Brasil ainda em 2024

O Kia EV9 foi apresentado para os mercados da América Latina em novembro de 2023, durante evento no Chile. Além disso, a montadora confirmou que o modelo de 7 lugares, topo de linha em seu portfólio, será lançado também em terras brasileiras. Assim, sua chegada no mercado nacional pode acontecer durante o primeiro trimestre do 2024.

O modelo, que vai apresentar a linha elétrica da Kia em território nacional, teve apresentação em três configurações de conjunto motriz. Entretanto, não se sabe quais delas virão para o Brasil.


Divulgação/Kia
Divulgação/Kia

A primeira delas é a EV9 Standard, com tração traseira e uma bateria de 76,1 kWh, que alimenta o motor elétrico de 218 cv de potência e 35,6 mkgf de torque. Em seguida, vem o EV9 Long Range que oferece 541 km de alcance, considerando o ciclo WLTP. O modelo conta com bateria maior, de 99,8 kWh e motor de 204 cv. Por fim, também terá uma versão com uma bateria maior, tração integral e dois motores elétricos que, juntos, entregam 384 cv e 61,1 mkgf de torque.

O EV9 mede 5.01 metros de comprimento, 1.98 metro de largura e 1.75 metro de altura. No entre-eixos, o espaço é generoso, com medida de 3.10 metros. Isso se traduz em bom espaço interno, permitindo ao modelo elétrico da Kia disponibilizar três fileiras de bancos, com seis e sete lugares. Na segunda fileira, no entanto, existem quatro opções de assentos, permitindo configurações com três assentos, rebatimento total ou mesmo poltronas giratórias, viradas para a terceira fila.


Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Mercedes-AMG G63 é o jipão dos sonhos para acelerar e ser visto
Kia Sportage MHEV MHEV
Oferta exclusiva

Kia Sportage MHEV MHEV

Deixe sua opinião