O fim da picape Classe X era iminente e faltava apenas a confirmação do “prego no caixão” da produção na Europa. E ele aconteceu. O presidente da Nissan Europa, Gianluca de Ficchy, comunicou aos sindicatos o fim da Classe X.
O documento enviado aos sindicatos locais confirma que maio marcará o fim definitivo da Classe X. É qando as últimas unidades serão fabricadas na planta da Nissan, na Espanha.
Vale lembrar que a Classe X era feita na fábrica da Nissan, pois usa a base da picape da marca japonesa, a Frontier, incluindo o motor 2.3 biturbo a diesel de 190 cv, o chassi e vários detalhes de acabamento.
De Ficchy também confirmou que a fábrica irá remanejar produções para garantir os empregos e garantir que ninguém seja demitido, conforme prevê o acordo sindical. O executivo também se comprometeu a garantir um plano de viabilidade para a planta a longo prazo.
Hoje, a fábrica da Nissan na Espanha já trabalha com ociosidade de 30% da capacidade produtiva. E a Mercedes-Benz não ajudou muito, já que produziu apenas 8 mil unidades na planta em 2019. Isso representou 14,5% da produção total de 55 mil veículos.
Nissan Frontier ganhará novos motores
Além de confirmar o fim da Mercedes-Benz Classe X, o presidente também disse que a Nissan Frontier (por lá chamada de Navara) terá novos motores. A mudança é para atender às legislações de emissões, especialmente em relação a poluentes para carros a diesel.
Hoje, a Nissan Frontier, tanto aqui no Brasil quanto na Europa e em outros mercados, utiliza duas variantes do motor quatro cilindros 2.3 a diesel. Uma, para versões mais básicas, tem apenas um turbo e entrega 160 cv e 41 mkgf. A outra, com duas turbinas, rende 190 cv e 45,9 mkgf. O câmbio pode ser automático de sete ou manual de seis velocidades.