A Nissan lançou a linha 2023 do elétrico Leaf com algumas novidades. O hatch exibe leve atualização no visual, assim como nos equipamentos. Mas a principal mudança é no sistema de recarga, que tem um novo plugue, agora no padrão europeu, que é o mais comum no Brasil. A versão já está à caminho das 44 concessionárias da marca japonesa autorizadas a comercializar elétricos no País. Por ora, o preço sugerido permanece de R$ 293.790.
Por fora, as diferenças na estética são quase imperceptíveis. A dianteira tem nova grade, agora sem a barra cromada em “V”. Já os faróis e lanternas trazem máscaras pretas. Nas laterais, as rodas de liga leve de 17 polegadas têm visual mais imponente. Por fim, os defletores trocam o azul pelo preto e o Leaf 2023 traz o novo logotipo da Nissan.
Novo plugue de recarga
Para além do visual, a mudança mais importante na linha 2023 do Nissan Leaf é o plugue do sistema de carregamento, que fica na dianteira. Além da “ChadeMo”, para estações de carga rápida, o hatch agora tem a entrada “tipo 2”, que é a mais comum no Brasil. Assim, dispensará a necessidade de uso de adaptador nos pontos de recarga.
Som premium da Bose
O interior do Nissan Leaf ganhou sistema de som da Bose, com dois tweeters, quatro alto-falantes, amplificador e subwoofer. Outra novidade é retrovisor interno inteligente, que reproduz as imagens da câmera traseira do veículo. De resto, tudo como antes. Inclusive em relação às tecnologias avançadas de segurança ativa, com pacote completo.
O hatch elétrico da Nissan tem alerta inteligente de mudança de faixa, câmeras com visão 360°, monitor de pressão dos pneus, alerta de tráfego cruzado traseiro e frenagem automática de emergência, por exemplo. A lista também incluí 6 airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS e central multimídia. Há novas opções de cores: Cinza Shark com Teto Preto (como no modelo das fotos) e Vermelho Magnético com Teto Preto.
Mesmo conjunto elétrico
Da mesma forma, o Nissan Leaf 2023 mantém o conjunto elétrico. Ou seja, motor com 150 cv de potência e 32,6 mkgf de torque alimentado por um pacote de baterias de íons de lítio de 40 kWh, que rende autonomia de até 272 km. Há três modos de condução: Eco, que limita o desempenho para poupar energia; “B” (Brake), que usa a frenagem regenerativa mais potente; e “D” (Drive), que é o modo normal com potência máxima disponível.
Em 2021, o Nissan Leaf foi o carro elétrico mais vendido do País, com 439 emplacamentos. Já em 2022, no acumulado do primeiro semestre, o hatch da marca japonesa soma 208 unidades e, assim, aparece na 5ª posição do ranking. Mas, com a chegada da linha 2023, é possível que o modelo aumente as vendas no segundo semestre.