O conceito Renault Niagara, apresentada ao público na última quarta-feira (25), mostrou ao público uma picape protótipo, que pode dar origem a uma nova caminhonete compacta da marca, por exemplo. Além disso, existe a possibilidade que esse novo modelo tenha fabricação em Córdoba, na Argentina, na fábrica de Santa Isabel.
Entretanto, os executivos da marca tiveram cautela na hora de confirmar o projeto, o valor de seu investimento e a data de lançamento. No entanto, quatro dias depois, a Nissan deu mais detalhes desse novo produto, uma picape, vendida utilizando as duas marcas, assim como já acontece com a Nissan Frontier, e sua irmã, a Renault Alaskan.
Declarações foram feitas pelo presidente da Nissan Argentina
Contudo, o responsável por trazer tais anúncios é o novo presidente da Renault Argentina, Ricardo Flammini, que assumiu o controle da filial em fevereiro passado. O executivo deu detalhes do projeto durante sua primeira entrevista desde que assumiu o cargo, e o furo de reportagem vem da jornalista Florencia Lendorio (El Cronista).
Sobre a “picape de meia tonelada”: “Globalmente, anunciamos um projeto que e uma picape de meia tonelada (a Frontier, por exemplo, tem capacidade de uma tonelada). É uma picape a ser produzida em algum momento em Córdoba, embora eu ainda não possa dar uma data ou quantidade”.
O modelo pode ter produção em outra linha de montagem: “Ela não seria feita na mesma linha de produção da Frontier. Seria necessária uma linha diferente, por isso empregará ainda mais pessoas“.
Exportação: “Já existem concorrentes nesse segmento. Onde eles vendem mais e no Brasil. O mercado de picapes compactas e enorme, maior do que o mercado de picapes médias. Isso nos daria uma enorme fonte de exportação que nos permitiria jogar com o restante da linha. Esse modelo seria exportado muito mais do que o que seria consumido na Argentina. Setenta por cento das exportações desse modelo são do Brasil”.
Conceito Niagara dá pistas sobre futuro da Renault Oroch
A Renault já tem uma picape de “meia tonelada” no mercado, espaço preenchido pela Oroch, picape derivada do Duster, por exemplo. Assim, tudo indica que a Nissan esteja se preparando para adentrar num novo nicho de mercado, inexplorado para a marca. Por fim, o conceito apresentado pela Renault dá pistas sobre a plataforma e estrutura monocoque que acabarão utilizados nas novas picapes, feitas na Argentina.
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