O SUV Nissan X-Trail, que foi vendido no Brasil há pouco mais de uma década, acaba de ganhar nova versão híbrida no Japão. Atualmente na quarta geração, o SUV médio é feito sobre a plataforma CMF-C, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. A nova linha traz o sistema e-Power de segunda geração. O conjunto une um motor 1.5 turbo a gasolina de quatro cilindros a outro motor elétrico e uma bateria. Assim, entrega 184 cv e 33,6 mkgf de torque.
Com vendas a partir desta segunda-feira, dia 25 de julho, o SUV ainda não teve todos os dados divulgados. No entanto, é certo que estará disponível com tração 2WD e 4WD (chamada de e-4ORCE). Esta última, segundo a Nissan, une as tecnologias do motor elétrico e dos controles de chassi. Assim, o X-Trail oferece um melhor desempenho de aceleração, bem como em curvas e frenagens. A marca promete um toque off-road no modelo.
Vale dizer que a japonesa confirmou que o motor a combustão não é conectado diretamente às rodas. Ou seja, o papel dele é gerar a eletricidade para os motores elétricos. Além disso, uma das novidades para X-Trail é o recurso e-Pedal Step ou One-Pedal Drive, em que é possível dirigir usando apenas o pedal do acelerador – para frear, basta liberá-lo.
Visual “limpo“
Em relação ao visual, o X-Trail não traz grandes mudanças. Com linhas limpas, o SUV se destaca principalmente na dianteira. Os faróis são posicionados em dois níveis, enquanto a grade em “V” possui moldura cromada e desenhos na horizontal. No país asiático, o modelo estará disponível em 12 cores de carroceria, cinco delas em dois tons. Além disso, terá a versão X-Trail X, com aparência mais esportiva e rodas de liga leve maiores.
Por dentro, há muitos materiais soft touch, além de couro Nappa nos bancos. A central multimídia é sensível ao toque e possui 12,3 polegadas, e o painel de instrumentos digital tem 10,8″. No mais, há Head-Up Display nas versões de topo de linha e sistema de som premium Bose. De acordo com a Nissan, o SUV estará disponível em configurações de cinco e sete lugares. Mas o destaque é o porta-malas enorme de 895 litros, o maior do segmento.
Em relação às tecnologias, o utilitário conta com o pacote Safety Assist, que inclui câmeras 360°, radares e monitoramento. Além disso, há uma longa lista de recursos de auxílio ao motorista (ADAS) como parte do pacote de segurança ProPilot.
Pode vir ao Brasil?
Inicialmente, o X-Trail será vendido em sete versões diferentes, com valores a partir de 3.198.800 ienes. Ou seja, cerca R$ 127 mil na conversão direta. No Japão, vai competir com modelos como, por exemplo, o Toyota RAV4 e o Subaru Forester. É certo que o X-Trail e-Power chegue logo à Europa. Já no Brasil, a vinda do SUV é uma incógnita. No entanto, diante do avanço da eletrificação entre os SUVs médios, pode entrar nos planos da Nissan. Vale lembrar que a Toyota já comercializa no País o RAV4 híbrido, e a Honda vai lançar o novo CR-V (também híbrido) em 2023.