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Novo Honda CR-V híbrido estreia nos EUA e vem ao Brasil em 2023
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Novo Honda CR-V híbrido estreia nos EUA e vem ao Brasil em 2023

Com quatro versões, sexta geração do Honda CR-V chega maior e mais moderna; base é a mesma do Civic e preços ainda não foram divulgados

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

13 de jul, 2022 · 8 minutos de leitura.

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Novo Honda CR-V 2023 chegará ao Brasil apenas na versão híbrida de 207 cv
Crédito:Divulgação/Honda

A nova geração do Honda CR-V está oficialmente à venda nos Estados Unidos completamente reformulada e com muitas novidades. O SUV médio subiu de nível e apresenta dimensões maiores e muito espaço aborto. Além disso, também traz o estilo mais moderno dos carros da marca japonesa, com inspiração principalmente no SUV maior Passaport e na picape Ridgeline, que são vendidos também no mercado norte-americano. Para o Brasil, este é o novo CR-V que virá em 2023.

Em relação as dimensões, o novo HR-V 2023 ficou maior que o ZR-V, que também deve chegar em breve no mercado brasileiro. De acordo com os dados divulgados, o modelo agora possui 4,70 m de comprimento, ante aos 4,63 m da geração anterior. No entanto, o grande destaque é o acréscimo de 4 centímetros no entre-eixos, que agora fica em 2,70 m. Por sua vez, a largura é de 1,87 m e a altura, de 1,69 m. Com as novas medidas, o SUV conta com um amplo espaço traseiro, bem como uma capacidade maior no porta-malas.

Divulgação/Honda

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Vale dizer que o CR-V está disponível em quatro versões no mercado norte-americano, sendo elas EX, EX-L, Sport e Sport Touring. Para a nova geração, a Honda revisou o chassi e fortaleceu a estrutura da carroceria, que está 15% mais rígida. Dessa forma, segundo a própria montadora, o SUV possui uma dirigibilidade mais confortável. No mais, as suspensões dianteira e traseira também passaram por melhorias.



Terá opção híbrida

Sob o capô, além da versão convencional a combustão, o utilitário vai abraçar agora a eletrificação. No entanto, apenas nas versões mais caras. As de entrada, EX e EX-L, serão equipadas com o já conhecido motor 1.5 turbo de quatro cilindros, que entre 192 cv de potência e 24,7 mkgf de torque. Inclusive, é importante dizer que esse motor passou por algumas alterações para o tornar mais eficiente no SUV. Já a transmissão é do tipo CVT.

Por outro lado, a grande novidade ficou para as variantes Sport e Sport Touring. Agora, elas ganham um novo sistema híbrido que une um motor 2.0 a dois propulsores elétricos. No total, eles oferecem uma potência combinada de 207 cv e 34,1 mkgf de torque. Com isso, a velocidade máxima subiu para 185 km/h. Até o momento, não há dados oficiais de consumo.


Honda
Divulgação/Honda

De acordo com a Honda, os dois motores elétricos são posicionados lado a lado e o SUV recebeu uma injeção direta de combustível. Além disso, há também um novo sistema chamado Linear Shift Control, que imita a aceleração e trocas de marcha de um veículo a combustão.  

Cara nova

No visual, um dos grandes focos é a dianteira, que ganhou uma grade maior e mais larga, com acabamentos e desenhos que mudam de versão para versão. Ela, inclusive, se mescla novos faróis full-LED através de uma linha fina. No para-choque, que ficou mais agressivo na reestilização, as entradas de ar estão maiores e foram realocadas, contando com mais uma na parte inferior do modelo. Adicionando esses detalhes ao novo design do capô e linhas mais robustas, o novo CR-V está com uma cara mais moderna e sofisticadas, mas com toques esportivos.


Por sua vez, o visual da traseira lembra o do Volvo XC60. Nesse sentido, as lanternas têm formato de ”L”. Nas versões com motorização híbrida, é possível notar saídas falsas de escapamento na parte inferior do para-choque. Além disso, a inscrição ”Hybrid” está fixada na tampa do porta-malas, à esquerda. No entanto, vale mencionar também a remodelação do para-choque e do visual do porta-malas. No mais, há ainda um spoiler traseiro.

Diculgação/Honda

Interior já conhecido

Como já adiantado pelo Jornal do Carro, o interior do CR-V 2023 herdou muitos detalhes do novo Civic – com quem divide plataforma e algumas peças. Por isso, quem já viu o sedã, não teve grandes surpresas, já que o painel dos dois modelos é quase idêntico. No entanto, o SUV é mais luxuoso. A central multimídia pode ter uma tela de 7 ou 9 polegadas dependendo da versão, com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Já o painel de instrumentos não é 100% digital, contando com velocímetro analógico. Mas, um ponto positivo é o carregador sem fio para smartphones, que é quase uma obrigação em modelos dessa categoria.


Honda
Honda/Divulgação

Quando o assunto é tecnologia e sistemas de auxílio ao condutor, o CR-V vem bem equipado. Ele virá de série com o pacote Honda Sensing, que conta com recursos como, por exemplo, alerta de ponto, leitor de placas de trânsito, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de descida em rampas e de permanência em faixa. Vale mencionar também as novas câmeras dianteira e traseira, que ajudam na detecção de pedestres e ciclistas. No mais, há também dez airbags.

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