Você está lendo...
Nova Chevrolet Montana vai baixar atualizações remotas pela internet
Notícias

Nova Chevrolet Montana vai baixar atualizações remotas pela internet

Montana poderá receber atualizações "pelo ar", tal como nos carros da Tesla, e dispensará ida às concessionárias para ter novos recursos

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

26 de mai, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Montana
Atualização de software funciona como nos smartphones e funciona por meio de conexão com a internet
Crédito:GM/Divulgação

A General Motors confirmou que a nova geração da Chevrolet Montana poderá receber atualizações remotas pelo ar (“over the air”). Com a novidade, a futura picape rival da Fiat Toro será o primeiro veículo nacional a ter o recurso, que poderá receber correções e aprimoramentos de software pela internet, não só na multimídia, mas para outros sistemas.

A princípio, a atualização funciona como nos smartphones, notebooks e demais aparelhos eletrônicos conectados. Ou seja, a partir da conexão Wi-Fi e, no caso dos carros, dispensa a ida ao concessionário para realização do procedimento.

Publicidade


Telas no painel

Embora essa seja uma inovação para a categoria, bem como para o mercado brasileiro, outro ponto chamou a atenção no material de divulgação da GM. O material evidenciou que a Montana – que vem passando por testes em pista – terá “nova central multimídia, que já nascerá como uma extensão do painel de instrumentos”.

Montana
GM/Divulgação

Desse modo, leva-se a crer que o painel da nova Montana será igual ou muito parecido com o do novo Tracker RS. A versão surgiu na China com duas telas integradas de 10,25″ no topo do painel. Uma exibe o quadro de instrumentos, a outra é a central multimídia. Solução vista em carros da Mercedes-Benz, por exemplo, e, mais recentemente, no BMW Série 3. Nesse sentido, espera-se que a novidade chegue também ao Tracker feito no Brasil.


GM/Divulgação

No mais, ao prometer melhor aproveitamento de espaço interno, a GM deu mais pistas. A citação leva a crer que a picape terá, ainda, o novo console central e o freio de estacionamento eletrônico. Tais itens fazem parte da cabine do Tracker RS.

GM/Divulgação

Testes

Com base na plataforma de Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker, a nova Chevrolet Montana tem estreia prevista para o início de 2023. Para isso, a GM afirma que os trabalhos em Indaiatuba (SP), assim como na fábrica de São Caetano do Sul (SP), estão a todo vapor.

Na fase final – no Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA) – a picape realiza os mais diversos testes, que vão desde dinâmica veicular e análise de emissões até a pista. São 17 diferentes opções, no total. O local tem área equivalente a 1.360 campos de futebol. Desse modo, trata-se da maior estrutura para testes do Hemisfério Sul do planeta. Lá, em seis meses, é possível simular o desgaste que um automóvel sofreria em 15 anos de trânsito. O equivalente a 240 mil km.

Reprodução/Chevrolet

Em síntese, todos os resultados passam por análise e são aplicados como melhoria contínua para o produto. O trabalho atende pelo nome de calibração. Todos os carros de testes são inutilizados. Para se ter ideia, no último ano, o CPCA reciclou quase 300 protótipos e 35 toneladas de pneus.



Motor e equipamentos em segredo

Conforme da adiantamos, a motorização da Montana é guardada a sete chaves pela GM. Assim, especula-se as mais variadas litragens, que vão de 1.0 turbo flex (116 cv) a 1.5 turbo a gasolina (184 cv). Entretanto, a mecânica mais provável é o motor 1.2 turbo de até 133 cv e 21,4 mkgf de torque, disponível nas versões de topo do SUV Tracker.

Lista de itens de série é outra incógnita. Entretanto, acredita-se que a Montana venha com alertas de colisão frontal – com frenagem automática de emergência – e de ponto cego, além de assistente de permanência em faixa, que faz correções no volante.


Chevrolet Montana
Reprodução/Renato Maia – Falando de Carro

Falta pouco para saber. Afinal, o modelo tem estreia prevista para o início de 2023, com produção das primeiras unidades ainda neste ano. Por ora, os trabalhos seguem em andamento e o próximo passo é ver cada vez mais unidades de testes nas ruas, além de teasers.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião