A nova Ford Ranger 2024 já está em fase de pré-lançamento. Para isso, a marca levou um grupo de jornalistas para visitar a fábrica da picape, na Argentina. Com investimento de mais de R$ 3,5 bilhões, a planta foi atualizada para produzir a nova picape. Porém, os executivos da Ford adotaram uma postura do tipo “esconde-esconde” e “quente ou frio”. Assim, ninguém respondeu de forma direta perguntas sobre o novo modelo. Ou seja, nada de respostas sobre versões, faixa de preço nem data de estreia.
O mais próximo que o grupo chegou do modelo foi uns 4 metros de distância. Além disso, domos proibidos de captar imagens. Seja como for, o Jornal do Carro foi atrás do máximo de informações sobre a nova Ford Ranger 2024. Para isso, também comparamos a linha de modelos oferecida no Brasil com a de outros mercados. Por exemplo, Oceania, Ásia e Estados Unidos, onde o carro já está à venda. Com isso, vamos responder as principais dúvidas sobre a nova picape. Confira abaixo:
Quando chega a Ford Ranger 2024
Segundo a Ford, a nova geração da Ranger chega ao Brasil “no segundo semestre”. Não há, porém, data específica para o lançamento. A planta de Pacheco já está fabricando a nova Ford Ranger 2024. Porém, em pequenos lotes, juntamente com a geração anterior, ainda à venda no Brasil. Assim, essa unidades da nova picape servem para testar equipamentos e treinar as equipes de operários. Em breve, porém, a chave deve “ser virada”.
Possivelmente, isso vai ocorrer até o começo de junho. Portanto, se os rumores se confirmarem, a estreia da nova picape no Brasil pode ocorrer ainda neste semestre. Ou, ainda, na virada para a segunda metade do ano. Levando em conta que a nova Ranger 2024 vai ser um dos destaques da Ford na Agrishow 2023, essa possibilidade ganha corpo. A feira do setor do agronegócio, em Ribeirão Preto (SP), começa na próxima segunda-feira (1/5).
Lista de equipamentos
Até o momento, nenhum executivo da Ford quis falar sobre versões e equipamentos da Ranger 2024 que vem ao Brasil. Mas a marca revelou os motivos que levaram à renovação da fábrica de Pacheco. Conforme o discurso, a empresa quer ter “a fábrica mais tecnológica da América do Sul”. Segundo o presidente da Ford Argentina, Martín Galdeano, a nova Ranger “supera qualquer veículo que vemos na região”.
Ainda conforme ele, trata-se de “um dos melhores produtos da região e a melhor Ranger da história”. Por sua vez, o presidente da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb, afirma que “a nova geração da Ranger vem para redefinir o segmento”. Ressalta, ainda, que, em termos de conteúdo, a nova geração irá “muito além” da atual. Seja como for, não há nada de errado nessa tentativa de vender bem o peixe.
Na prática, vamos aos fatos. Na Austrália, por exemplo, a nova Ranger traz sistema Sync 4, internet nativa e faróis de LEDs com regulagem automática do facho. Assim como sistemas de auxilio ao condutor, caso do ACC, assistente de manutenção na faixa de rolagem, câmera de 360º e auxílio de estacionamento. Além disso, há auxílio eletrônico para reboque e iluminação do entorno da carroceria. Atualmente, a Ford Ranger é o carro mais empacado da marca no Brasil.
Ford Ranger 2024 não usa peças da atual
Recentemente, com imagens da Ford Ranger 2024 circulando em sites e redes sociais, surgiram rumores de que o modelo utilizaria peças da atual, como portas. Conforme a fabricante, isso não procede. Assim, ainda que as duas utilizem a mesma plataforma, são carros diferentes. Infelizmente, o veto à produção de imagens nos impede de mostrar as mudanças feitas no mesmo carro.
Seja como for, dá para dizer que a Ford Ranger 2024 é um pouquinho mais alta do que a atual. Porém, isso pode estar ligado a ajustes feitos em rodas e suspensão, e não na carroceria. No visual, as linhas são mais “quadradas”, a exemplo das irmãs Maverick e F-150. A dianteira, aliás, é uma mistura do que vimos nessa dupla. Ou seja, a grade é similar à da menor, mas os faróis de LEDs emulam os da maior. Por fim, o que podemos dizer é que as picapes que estavam na fábrica argentina eram da versão Limited.
Os motores da Ford Ranger 2024
Nesse sentido, além dos emblemas alusivos à versão de topo, as picapes tinham o emblema “V6” na carroceria. Portanto, isso pode indicar que a picape vai ter um novo motor 3.0 V6 turbodiesel, com potência de 250 cv e torque de 61 mkgf, como o oferecido em outros mercados. Aliás, na Austrália há opções que geram de 170 a 208 cv.
A Ford Ranger atual é vendida no Brasil com duas versões de motor turbodiesel. Ou seja, 2.2 de 160 cv e 3.2 de 200 cv. Porém, eles não atendem as novas regras de controle de emissões de poluentes. Assim, faz todo sentido a linha 2024 ter uma nova família de propulsores. E o V6 faria parte das novidades. Vale lembrar que uns RS$ 400 milhões dos investimentos feitos em Pacheco são para o desenvolvimento e produção de novos motores e câmbios. É o caso do automático de dez marchas, que está na F-150.
A Ranger atual vai continuar à venda?
Com novos equipamentos e o triplo de robôs (que fazem 95% do processo de solda), a fábrica da Ford na Argentina vai mais do que poder dobrar a produção. Ou seja, de 50 mil para 110 mil unidades por ano. De acordo com a marca, 70% da produção da nova picape vai ser destinada ao Brasil. Conforme a marca, quando a produção da Ranger 2024 estiver a todo vapor, a da geração atual vai deixar de ser feita.
Portanto, a Ford garante que não vai repetir uma estratégia manjada. Ou seja, de manter a oferta de uma nova geração, mais tecnológica (e cara) de um produto, juntamente com outra, para atrair um número maior de clientes. Atualmente, a Ranger é oferecida no Brasil com preços a partir de R$ 230.490, para a versão XL, com cabine simples e câmbio manual. Por sua vez, a Limited, com cabine dupla, tração 4×4 e caixa automática, tem tabela de R$ 329.990.
Seja como for, a Ranger antiga vai continuar sendo feita em Pacheco, em pequenos volumes, ainda por algum tempo. Os executivos da Ford dizem que é preciso entregar as encomendas que já foram feitas. Bem como garantir estoque de peças de reposição durante os os próximos dez anos.
Argentina vai fabricar apenas a nova Ranger?
Ainda que precise fazer peças de reposição, não faz sentido investir tanto numa fábrica para produção de apenas um modelo. Perguntamos se a planta vai fazer mais carros. Uma aposta seria o Everest, nome da versão SUV da Ranger. Embora não tenham respondido, eles deixaram claro que Pacheco não vai ser igual à fábrica de Michigan, por exemplo.
Ou seja, na fábrica nos EUA, a Ford faz a Ranger, que é montada sobre chassis, assim como o Bronco, que utiliza monobloco. Porém, durante a visita à unidade argentina um dos executivos afirmou que o processo de produção da picape e do SUV são muito diferentes. Ainda assim, a Ford informa que a nova prensa feita na Alemanha permite a troca de moldes para estampar peças de forma 5 vezes mais rápida que na anterior. Estamos de olho.