Ford Ranger Wildtrack 2024
Ford/Divulgação

Nova Ford Ranger 2024; veja tudo que sabemos sobre a picape

Entre os destaques, nova Ford Ranger 2024, que vai ser mostrada ao público na Agrishow, deve ter motor V6 turbodiesel de 250 cv

Por Eugênio Augusto Brito 29 de abr, 2023 · 12m de leitura.

A nova Ford Ranger 2024 já está em fase de pré-lançamento. Para isso, a marca levou um grupo de jornalistas para visitar a fábrica da picape, na Argentina. Com investimento de mais de R$ 3,5 bilhões, a planta foi atualizada para produzir a nova picape. Porém, os executivos da Ford adotaram uma postura do tipo “esconde-esconde” e “quente ou frio”. Assim, ninguém respondeu de forma direta perguntas sobre o novo modelo. Ou seja, nada de respostas sobre versões, faixa de preço nem data de estreia.

O mais próximo que o grupo chegou do modelo foi uns 4 metros de distância. Além disso, domos proibidos de captar imagens. Seja como for, o Jornal do Carro foi atrás do máximo de informações sobre a nova Ford Ranger 2024. Para isso, também comparamos a linha de modelos oferecida no Brasil com a de outros mercados. Por exemplo, Oceania, Ásia e Estados Unidos, onde o carro já está à venda. Com isso, vamos responder as principais dúvidas sobre a nova picape. Confira abaixo:

Quando chega a Ford Ranger 2024

Segundo a Ford, a nova geração da Ranger chega ao Brasil “no segundo semestre”. Não há, porém, data específica para o lançamento. A planta de Pacheco já está fabricando a nova Ford Ranger 2024. Porém, em pequenos lotes, juntamente com a geração anterior, ainda à venda no Brasil. Assim, essa unidades da nova picape servem para testar equipamentos e treinar as equipes de operários. Em breve, porém, a chave deve “ser virada”.


Possivelmente, isso vai ocorrer até o começo de junho. Portanto, se os rumores se confirmarem, a estreia da nova picape no Brasil pode ocorrer ainda neste semestre. Ou, ainda, na virada para a segunda metade do ano. Levando em conta que a nova Ranger 2024 vai ser um dos destaques da Ford na Agrishow 2023, essa possibilidade ganha corpo. A feira do setor do agronegócio, em Ribeirão Preto (SP), começa na próxima segunda-feira (1/5).

Ford Ranger XLS 2024
Ford Ranger 2024 traz elementos estéticos das demais picapes da marca, como a dianteira; Fotos: Ford

Lista de equipamentos

Até o momento, nenhum executivo da Ford quis falar sobre versões e equipamentos da Ranger 2024 que vem ao Brasil. Mas a marca revelou os motivos que levaram à renovação da fábrica de Pacheco. Conforme o discurso, a empresa quer ter “a fábrica mais tecnológica da América do Sul”. Segundo o presidente da Ford Argentina, Martín Galdeano, a nova Ranger “supera qualquer veículo que vemos na região”.


Ainda conforme ele, trata-se de “um dos melhores produtos da região e a melhor Ranger da história”. Por sua vez, o presidente da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb, afirma que “a nova geração da Ranger vem para redefinir o segmento”. Ressalta, ainda, que, em termos de conteúdo, a nova geração irá “muito além” da atual. Seja como for, não há nada de errado nessa tentativa de vender bem o peixe.

Na prática, vamos aos fatos. Na Austrália, por exemplo, a nova Ranger traz sistema Sync 4, internet nativa e faróis de LEDs com regulagem automática do facho. Assim como sistemas de auxilio ao condutor, caso do ACC, assistente de manutenção na faixa de rolagem, câmera de 360º e auxílio de estacionamento. Além disso, há auxílio eletrônico para reboque e iluminação do entorno da carroceria. Atualmente, a Ford Ranger é o carro mais empacado da marca no Brasil.

Ford Ranger 2024
Nova linha já está à venda em mercados como Estados Unidos, Ásia e Oceania

Ford Ranger 2024 não usa peças da atual

Recentemente, com imagens da Ford Ranger 2024 circulando em sites e redes sociais, surgiram rumores de que o modelo utilizaria peças da atual, como portas. Conforme a fabricante, isso não procede. Assim, ainda que as duas utilizem a mesma plataforma, são carros diferentes. Infelizmente, o veto à produção de imagens nos impede de mostrar as mudanças feitas no mesmo carro.

Seja como for, dá para dizer que a Ford Ranger 2024 é um pouquinho mais alta do que a atual. Porém, isso pode estar ligado a ajustes feitos em rodas e suspensão, e não na carroceria. No visual, as linhas são mais “quadradas”, a exemplo das irmãs Maverick e F-150. A dianteira, aliás, é uma mistura do que vimos nessa dupla. Ou seja, a grade é similar à da menor, mas os faróis de LEDs emulam os da maior. Por fim, o que podemos dizer é que as picapes que estavam na fábrica argentina eram da versão Limited.

Os motores da Ford Ranger 2024

Nesse sentido, além dos emblemas alusivos à versão de topo, as picapes tinham o emblema “V6” na carroceria. Portanto, isso pode indicar que a picape vai ter um novo motor 3.0 V6 turbodiesel, com potência de 250 cv e torque de 61 mkgf, como o oferecido em outros mercados. Aliás, na Austrália há opções que geram de 170 a 208 cv.


A Ford Ranger atual é vendida no Brasil com duas versões de motor turbodiesel. Ou seja, 2.2 de 160 cv e 3.2 de 200 cv. Porém, eles não atendem as novas regras de controle de emissões de poluentes. Assim, faz todo sentido a linha 2024 ter uma nova família de propulsores. E o V6 faria parte das novidades. Vale lembrar que uns RS$ 400 milhões dos investimentos feitos em Pacheco são para o desenvolvimento e produção de novos motores e câmbios. É o caso do automático de dez marchas, que está na F-150.

Ford Maverick vs Ranger
Marca vende a Ranger (esq.), a Maverick (dir.) e a F-150 no Brasil; Foto: Diogo de Oliveira/Estadão

A Ranger atual vai continuar à venda?

Com novos equipamentos e o triplo de robôs (que fazem 95% do processo de solda), a fábrica da Ford na Argentina vai mais do que poder dobrar a produção. Ou seja, de 50 mil para 110 mil unidades por ano. De acordo com a marca, 70% da produção da nova picape vai ser destinada ao Brasil. Conforme a marca, quando a produção da Ranger 2024 estiver a todo vapor, a da geração atual vai deixar de ser feita.


Portanto, a Ford garante que não vai repetir uma estratégia manjada. Ou seja, de manter a oferta de uma nova geração, mais tecnológica (e cara) de um produto, juntamente com outra, para atrair um número maior de clientes. Atualmente, a Ranger é oferecida no Brasil com preços a partir de R$ 230.490, para a versão XL, com cabine simples e câmbio manual. Por sua vez, a Limited, com cabine dupla, tração 4×4 e caixa automática, tem tabela de R$ 329.990.

Seja como for, a Ranger antiga vai continuar sendo feita em Pacheco, em pequenos volumes, ainda por algum tempo. Os executivos da Ford dizem que é preciso entregar as encomendas que já foram feitas. Bem como garantir estoque de peças de reposição durante os os próximos dez anos.

Argentina vai fabricar apenas a nova Ranger?

Ainda que precise fazer peças de reposição, não faz sentido investir tanto numa fábrica para produção de apenas um modelo. Perguntamos se a planta vai fazer mais carros. Uma aposta seria o Everest, nome da versão SUV da Ranger. Embora não tenham respondido, eles deixaram claro que Pacheco não vai ser igual à fábrica de Michigan, por exemplo.


Ou seja, na fábrica nos EUA, a Ford faz a Ranger, que é montada sobre chassis, assim como o Bronco, que utiliza monobloco. Porém, durante a visita à unidade argentina um dos executivos afirmou que o processo de produção da picape e do SUV são muito diferentes. Ainda assim, a Ford informa que a nova prensa feita na Alemanha permite a troca de moldes para estampar peças de forma 5 vezes mais rápida que na anterior. Estamos de olho.