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Toyota Hilux completa 55 anos de produção, relembre a história da picape
História

Toyota Hilux completa 55 anos de produção, relembre a história da picape

Toyota Hilux estreou em 1968 no Japão e atualmente está na oitava geração; picape comemorou 30 anos no Brasil junto com Corolla, Camry e SW4

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

10 de mar, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Corolla
Toyota Hilux já acumula mais 700 mil unidades vendidas no Brasil
Crédito:Toyota/Divulgação

Em 2023, a Toyota comemora 55 anos da Hilux no mercado global. A picape surgiu pela primeira vez em 1968 no Japão, com a missão de suceder os modelos Stout e Briska. O nome, de acordo com a marca, surgiu como uma fusão das palavras ‘high’ e ‘luxury’ (‘alto’ e ‘luxo’ na tradução do inglês). De início, o modelo seria fabricado pela Hino, divisão da montadora responsável nos dias de hoje por caminhões e ônibus.

Seja como for, as vendas da Hilux começaram em março de 68 no país asiático. O sucesso foi tamanho que, em seguida, a picape chegou em outros mercados como Austrália, Arábia Saudita e Estados Unidos. Neste último, inclusive, acompanhada pelos modelos Corolla e Land Cruiser. Pouco tempo depois, a picape passou a ter fabricação na Tailândia e na África do Sul, que facilitaram a chegada em outros lugares como, por exemplo, a Europa.



Toyota Hilux
Toyota Hilux 1968 (Toyota/Divulgação)

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Começo de tudo

Na sua primeira geração, a Toyota Hilux contava com motor 1.5 a gasolina de quatro cilindros que gerava 70 cv de potência. O câmbio, acoplado ao volante, era manual de quatro marchas. Ou seja, o modelo tinha um maior espaço na cabine, com possibilidade para três pessoas. Entretanto, o que mais chamava atenção era a capacidade de carga de uma tonelada. Por fim, o peso total era de 1.040 kg (leve para os padrões atuais).

Não demorou muito e a Hilux chegou na segunda geração. Ela estreou no mercado em 1972 e trouxe a inédita versão “Highway”. O foco era o inédito câmbio automático e os dois bancos dianteiros separados. Dessa forma, não havia mais o assento inteiriço na cabine.

Toyota Hilux Highway 1972 (Divulgação/Toyota)

Diesel veio na terceira geração

Em 1978, a Toyota já havia exportado mais de um milhão de unidades da Hilux. E foi no mesmo ano que a picape ganhou sua terceira geração. Com ela, veio a motorização a diesel e a tração nas quatros rodas. Além disso, a marca estreou pela primeira vez a cabine dupla na linha Hilux. O estilo da picape ainda era bem rústico, mas o design havia recebido algumas modernizações.

Após 5 anos, em 1983, a Hilux chegou à quarta geração. Neste mesmo ano, a picape bateu o recorde de produção anual com 4 milhões de unidades, um grande feito para a Toyota. Logo depois, veio a quinta e sexta gerações em 1988 e 1996, respectivamente. Nessa época, a marca adicionou novidades importantes na picape. Assim, além de mais moderna e tecnológica, contava com um maior desempenho no motor e mais conforto de direção.

Toyota Hilux
Toyota Hilux 1994 (Toyota/Divulgação)

Em 2004, a sétima geração da Hilux chegou ao mercado. Por fim, em 2015, a montadora estreou a oitava e atual geração da picape. Nesta, houve um aumento de 20% na rigidez, bem como ganhou uma suspensão reforçada. Sob o capô, traz o já conhecido motor 2.8 turbo diesel de quatro cilindros e capaz de gerar 177 cv.

30 anos no Brasil

A picape Hilux também desembarcou no Brasil em 1992 (foto abaixo) importada do Japão de início na quinta geração. Em 1997, passou a ser feita na Argentina. Em 2005, estreou a sétima geração no País, recheada de inovações que passaram por visual, motorização e equipamentos. Cabe dizer, inclusive, que Hilux impera entre as picapes médias por aqui.

Toyota Hilux 2005 (Toyota/Divulgação)

Em 2021, a picape – já com visual renovado – recebeu uma importante atualização mecânica no motor, que passou a gerar 204 cv. Recentemente, recebeu mais três importantes versões: a GR-Sport com motor turbo diesel de 224 cavalos e 55 mkgf de torque; a SRX Limited com mais itens de conforto e conveniência; e a Conquest, com visual mais off-road e itens exclusivos. Em 30 anos, tem mais de 700 mil unidades vendidas no Brasil.

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