A nova Chevrolet S10 está chegando. Segundo informações da imprensa norte-americana, a nova geração será revelada em outubro deste ano, mês em que a montadora vai encerrar a produção da atual Colorado, sua picape média nos Estados Unidos e em outros mercados, como a Tailândia. A nova geração da S10 vai, portanto, substituir a Colorado nesses mercados.
Com a unificação os modelos, que já compartilham plataforma atualmente, a GM vai fortalecer a S10, que se tornará, então, a picape média da Chevrolet no mundo. Isso, claro, também reduzirá custos de produção. A nova S10 terá a plataforma GMT 31XX-2, que é uma evolução da base 31XX lançada aqui em 2012. Ela virá conectada e pronta para a hibridização.
De acordo com o blog GM Authority, a Colorado (Feita em Wentzville, Missouri) deve influenciar as características da próxima S10. Nesse sentido, é esperado que a nova geração da picape brasileira venha um pouco maior de tamanho, com medidas próximas às da Colorado feita nos EUA. Mas não tão avantajada como uma RAM 1500.

Colorado x S10
A nova Chevrolet Colorado, a princípio, terá motor 2.7 turbo a gasolina de 310 cv. Com isso, aposenta os motores 2.5, 3.6 V6 e 2.8 turbodiesel. Já a S10 brasileira deve manter o 2.8 a diesel. Entretanto, há expectativa de mais força. Deve ficar entre 210 cv e 220 cv.
O câmbio terá, em ambas, 10 marchas e trocas automáticas. Trata-se, portanto, da mesma caixa do esportivo Camaro. Informações apontam que, no interior da picape, o destaque ficará por conta da nova tela central, de 13,4″, herdada da Silverado.
Resta agora aguardar para saber a estratégia da GM. O lançamento aqui está confirmado para 2023, possivelmente na mesma época em que a Ford lançará a nova geração da Ranger, que virá da Argentina.