A primeira picape média da Fiat no Brasil, a Titano enfim chegará ao mercado nacional, já no fim de fevereiro. Ainda que tenha sido inicialmente prevista para 2023 e tenha atrasado, a novidade enfim chegará para competir com nomes como Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, entre outros.
Nascida a partir da Peugeot Landtrek, sendo um projeto da marca chinesa Changan, chegou a ser cogitada para vir ao Brasil sob a marca do Leão. Entretanto, tudo mudou quando o grupo Fiat-Chrysler se fundiu. Agora sob chancela da Fiat, torna-se o segundo modelo da marca, sendo o primeiro a picape média Fullback, uma Mitsubishi L200 rebatizada em outros mercados.
Fotos do modelo no Brasil foram divulgados pela Stellantis ainda em dezembro do ano passado, e imagens do modelo oferecido na Argélia apareceram, sem qualquer disfarce. A Titano é idêntica à Peugeot Landtrek, mudando apenas o emblema dianteiro. Outros elementos de design, e até mesmo a assinatura dos faróis de LED permanece a mesma da irmã da marca francesa.
Por dentro, os empréstimos do modelo da Peugeot continuam, como o volante de mesmo formato, e os botões do painel. Esse é outro motivo pelo qual a marca francesa não venderá a Landtrek no Brasil, uma vez que haveria dois modelos praticamente iguais no mercado, por exemplo.
Conjunto mecânico da Titano permanece um mistério
Uma coisa que permanece um mistério é qual conjunto mecânico equipará o modelo. Na Argélia, a Titano está equipada com motor 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 mkgf de torque. Por aqui, espera-se o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 mkgf de torque. Trata-se do mesmo conjunto usado nas vans Ducato, Citroën Jumper e Peugeot Boxer, por exemplo. Sua produção será no Uruguai, na mesma planta que produz as vans, auxiliando no raciocínio.
Seja como for, e ainda usando o modelo argelino como exemplo, podem aparecer itens como ar condicionado bizona, retrovisores com ajuste elétrico, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, vidros e travas elétricas, central multimídia de 10 polegadas, faróis e lanternas em LED, airbags laterais e demais itens. Outra especulação é seu preço.
Ele pode ser menor que o das concorrentes já consolidadas no mercado, e ainda assim acima da compacta média Toro, que custa R$ 212.990 nas versões Ultra e Ranch. Assim, pode-se esperar um valor na casa dos R$ 200 mil, por exemplo.
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