Concorrente direto e primo do Porsche Taycan, o Audi e-tron GT (ambos pertencem ao Grupo Volkswagen) acaba de receber sua linha 2025 e já chega com o título de carro mais potente da história da fabricante. São quase 1.000 cv.
Em síntese, a linha 2025 é composta por três versões: S e–tron GT, RS e–tron GT e RS e-tron GT Performance. A primeira tem 671 cv de potência e vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Já na RS, são 845 cv e 2,8 segundos para chegar aos 100 km/h. Mas quem de fato, surpreende é a versão topo de linha, que gera absurdos 912 cv. É essa configuração que recebe o título de carro de produção mais potente já fabricado pela Audi. Nela, a aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 2,5 segundos. Todas as versões têm tração nas quatro rodas.
Para obter esse resultado, um dos trunfos vem dos 10 kg a menos de peso da nova bateria. O componente tem 97 kWh (antes, 83,7 kWh). Ou seja, tem capacidade maior e ocupa menos espaço. O sistema de frenagem regenerativa também recebeu melhorias, aumentando a potência de 290 kW para 400 kW. A marca, em síntese, afirma que a autonomia é de 609 km (ciclo WLTP).
Ademais, a velocidade de carregamento também aumentou. Foi de 270 kW para 320 kW. Assim, dá para ir de 10% a 80% de carga em apenas 18 minutos. De acordo com a Audi, 10 minutos de carga geram até 280 quilômetros de autonomia.
Suspensão modificada
E não para por aí. Foram feitos ajustes mecânicos na suspensão. Agora, é pneumática com duas câmaras e duas válvulas. Isso, portanto, se traduz em mais conforto. Uma opção de trocar as barras estabilizadoras por atuadores hidráulicos individuais – que controlam a rolagem da carroceria e podem inclinar o veículo – também é oferecida.
Na estética, o Audi e-tron GT recebeu apenas alguns pitacos, principalmente na grade e entradas de ar frontais. Novas rodas nos dois modelos RS também chegam como novidade. Forjadas, e com 21″, rememoram o conceito Audi Avus Quattro, de 1991. Por dentro, detalhes como central multimídia e quadro de instrumentos atualizados, bem como novos acabamentos para banco e volante. Tem até teto solar panorâmico, opcional, que pode passar de transparente a opaco em quatro desenhos predefinidos. Preços, por fim, partem de US$ 135 mil (quase R$ 735 mil, na conversão direta).
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