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Audi e-tron GT vai ganhar mesmas mudanças do Porsche Taycan 2025
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Audi e-tron GT vai ganhar mesmas mudanças do Porsche Taycan 2025

Sedãs esportivos elétricos dividem plataforma, motores e baterias; e-tron GT renovado deve estrear até o final deste ano

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

17 de abr, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Audi e-tron GT
Audi e-tron GT deve chegar ao mercado europeu no final deste ano
Crédito:Audi/Divulgação

A Audi vai atualizar seu esportivo elétrico e-tron GT. As mudanças devem acompanhar as novidades reveladas no Porsche Taycan 2025, uma vez que a dupla compartilha a plataforma, os motores e a bateria. Desse modo, o sedã deve receber melhorias na autonomia, no desempenho e no conforto. Até uma versão mais potente é aguardada para integrar a linha.



Apesar de ter divulgado fotos de protótipos com uma leve camuflagem, a montadora não confirmou a data de estreia do modelo renovado. A expectativa é de que o lançamento ocorra no final deste ano. 

Audi e-tron GT
Audi/Divulgação

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Como ficará o novo e-tron GT

Pelas imagens, entretanto, é possível notar que o design mudou muito pouco. A dianteira traz as maiores diferenças, dando a impressão de que o carro ficou mais largo. O interior também terá novidades importantes, especialmente no sistema de entretenimento, com uma central multimídia mais moderna.

Para as atualizações mecânicas, a Audi confirmou alterações na suspensão, que terá novos níveis de ajuste. O sistema deverá seguir os amortecedores de dupla válvula que estão presentes no novo Taycan, por exemplo. Eles permitem ajustar a recuperação e a compressão de forma mais ampla para oferecer mais conforto e uma dirigibilidade mais refinada.   

Audi e-tron GT
Audi/Divulgação

No Brasil, o esportivo está disponível nas versões e-tron GT quattro, por R$ 769.990, e RS e-tron GT, que custa R$ 1.104.990. Ambos trazem dois motores elétricos, um em cada eixo, alimentados por uma bateria de 93,4 kWh. Na versão quattro, a potência é de 476 cv e o torque de 65,3 kgfm, enquanto na RS são 598 cv e 84,6 kgfm. A autonomia é de até 308 km na primeira e 313 km na segunda, de acordo com o Inmetro.

Além disso, a bateria do Porsche tem agora 105 kWh, que também deverá equipar o e-tron. Desse modo, o modelo terá melhores números de alcance. A potência deverá crescer também. Por fim, há rumores de que o sedã terá uma versão chamada RS Performance e-tron GT, que deve entregar os mesmos 950 cv do Taycan Turbo S.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.