A BMW está firme na criação de uma nova gama elétrica de carros no mundo e, um deles, é o novo Série 3. Mesmo sem muitos detalhes divulgados, o site chinês AutoHome teve acesso às imagens do sedã. As fotos são de registros para homologação junto ao Ministério de Transporte da China. Inclusive, no país asiático, o modelo terá o nome i3, mas nada tem a ver com o hatchback elétrico da marca bávara.
As fotos, portanto, mostram o design muito parecido com o da atual geração do Série 3, porém, com dimensões relativamente maiores. O entre-eixos, por exemplo, tem 2,96 metros no total, bem mais que os 2,85 m da versão a combustão. Em relação às outras medidas, o Série 3 elétrico terá 4,87 m de comprimento, 1,84 de largura e 1,48 m de altura.
Mesmo sem data definida para o lançamento, há especulações de que o novo BMW Série 3 elétrico deva ser oficialmente revelado no começo de 2022. No entanto, no momento não se sabe se a versão elétrica chegará a outros mercados além da China, como o europeu e o brasileiro. Mas, por aqui, o sedã a combustão já teve produção em Araquari (SC).
Ajustes no visual
Nas imagens, é possível notar que o Série 3 elétrico possui a aparência clássica seguida pela BMW. Mas, seu principal diferencial, e que chama atenção, é a grade frontal do duplo rim. Isso porque, assim como nos outros carros elétricos da marca, ela é fechada e tem desenho tridimensional. Além disso, tem o contorno azul, que indica os elétricos da marca.
Outro elemento diferente é o para-choque frontal. A principal novidade aqui é o formato mais aerodinâmico, que busca reduzir o coeficiente de arrasto (Cx) para aumentar, por exemplo, a autonomia das baterias. Bem como melhorar o desempenho do veículo.
Nas laterais, segundo as imagens, haverá opções de diferentes rodas. De acordo com o site chinês, elas poderão ter 18 ou 19 polegadas. Já na traseira, a mudança mais evidente é o novo visual do para-choque, que traz detalhes em black piano, assim como detalhes em azul.
Interior similar ao cupê i4
Diferentemente do exterior, não há registros do interior do novo sedã elétrico da BMW. Porém, o modelo deverá ter os mesmos equipamentos e acabamentos do cupê i4. Dessa forma, terá o sistema iDrive 8, com um painel digital de 12,3 polegadas e central multimídia de 14,9. A novidade aqui poderão ser melhorias nas funções como, por exemplo, o assistente de voz. Mas ainda não há informações concretas.
Motor de 340 cv
Na mecânica, o Série 3 elétrico também terá heranças do i4 Gran Coupé. Assim, é provável que o novo sedã elétrico compartilhe a mesma motorização com o modelo da família ”i”. Ou seja, deve utilizar baterias de 80,7 kWh e um motor com potência de cerca de 340 cv, além de um torque parrudo de 44 mkgf ao primeiro movimento no acelerador.
Por usar este motor, pode-se dizer que o Série 3 elétrico terá desempenho semelhante ao do i4. Assim, deverá ter autonomia máxima de 590 km e uma aceleração 0 a 100 km/h feita em rápidos 5,7 segundos.
Há também a hipótese de o sedã elétrico da BMW ganhar uma versão esportiva, com a nomenclatura ”M”. Nela, dois motores alimentados por baterias geram mais de 470 cv de potência e um torque robusto de 74 mkgf. Com uma função ”overboost”, o carro poderá chegar a 540 cv e diminuir a aceleração de 0 a 100 km/h para cerca de 4 segundos.