Você está lendo...
Novo BMW Série 3 elétrico surge na China com nome i3 e 340 cv, veja as fotos
Lançamentos

Novo BMW Série 3 elétrico surge na China com nome i3 e 340 cv, veja as fotos

No país asiático, sedã BMW Série 3 terá nome "i3" para seguir a família "i" de carros elétricos da marca; modelo deve ser apresentado em 2022

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

14 de dez, 2021 · 6 minutos de leitura.

BMW Série 3 elétrico
BMW Série 3 terá versão totalmente elétrica com baterias de 80,7 kWh e autonomia para quase 600 km com apenas uma carga completa
Crédito:AutoHome

A BMW está firme na criação de uma nova gama elétrica de carros no mundo e, um deles, é o novo Série 3. Mesmo sem muitos detalhes divulgados, o site chinês AutoHome teve acesso às imagens do sedã. As fotos são de registros para homologação junto ao Ministério de Transporte da China. Inclusive, no país asiático, o modelo terá o nome i3, mas nada tem a ver com o hatchback elétrico da marca bávara.

As fotos, portanto, mostram o design muito parecido com o da atual geração do Série 3, porém, com dimensões relativamente maiores. O entre-eixos, por exemplo, tem 2,96 metros no total, bem mais que os 2,85 m da versão a combustão. Em relação às outras medidas, o Série 3 elétrico terá 4,87 m de comprimento, 1,84 de largura e 1,48 m de altura.

Mesmo sem data definida para o lançamento, há especulações de que o novo BMW Série 3 elétrico deva ser oficialmente revelado no começo de 2022. No entanto, no momento não se sabe se a versão elétrica chegará a outros mercados além da China, como o europeu e o brasileiro. Mas, por aqui, o sedã a combustão já teve produção em Araquari (SC).


Divulgação/AutoHome

Ajustes no visual

Nas imagens, é possível notar que o Série 3 elétrico possui a aparência clássica seguida pela BMW. Mas, seu principal diferencial, e que chama atenção, é a grade frontal do duplo rim. Isso porque, assim como nos outros carros elétricos da marca, ela é fechada e tem desenho tridimensional. Além disso, tem o contorno azul, que indica os elétricos da marca.

Outro elemento diferente é o para-choque frontal. A principal novidade aqui é o formato mais aerodinâmico, que busca reduzir o coeficiente de arrasto (Cx) para aumentar, por exemplo, a autonomia das baterias. Bem como melhorar o desempenho do veículo.


Nas laterais, segundo as imagens, haverá opções de diferentes rodas. De acordo com o site chinês, elas poderão ter 18 ou 19 polegadas. Já na traseira, a mudança mais evidente é o novo visual do para-choque, que traz detalhes em black piano, assim como detalhes em azul.

Divulgação/AutoHome

Interior similar ao cupê i4

Diferentemente do exterior, não há registros do interior do novo sedã elétrico da BMW. Porém, o modelo deverá ter os mesmos equipamentos e acabamentos do cupê i4. Dessa forma, terá o sistema iDrive 8, com um painel digital de 12,3 polegadas e central multimídia de 14,9. A novidade aqui poderão ser melhorias nas funções como, por exemplo, o assistente de voz. Mas ainda não há informações concretas.


Motor de 340 cv

Na mecânica, o Série 3 elétrico também terá heranças do i4 Gran Coupé. Assim, é provável que o novo sedã elétrico compartilhe a mesma motorização com o modelo da família ''i''. Ou seja, deve utilizar baterias de 80,7 kWh e um motor com potência de cerca de 340 cv, além de um torque parrudo de 44 mkgf ao primeiro movimento no acelerador.



Por usar este motor, pode-se dizer que o Série 3 elétrico terá desempenho semelhante ao do i4. Assim, deverá ter autonomia máxima de 590 km e uma aceleração 0 a 100 km/h feita em rápidos 5,7 segundos.

Há também a hipótese de o sedã elétrico da BMW ganhar uma versão esportiva, com a nomenclatura ''M''. Nela, dois motores alimentados por baterias geram mais de 470 cv de potência e um torque robusto de 74 mkgf. Com uma função ''overboost'', o carro poderá chegar a 540 cv e diminuir a aceleração de 0 a 100 km/h para cerca de 4 segundos.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se