A BMW começou a vender no Brasil a terceira geração do X1 nesta quarta-feira (15). O primeiro lote do SUV compacto chega importado de Regensburg (Alemanha) com preço inicial de R$ 296.950. Mas a produção nacional começa no próximo mês na fábrica de Araquari (SC).
Segundo executivos da BMW, mesclar a origem das unidades acelera o lançamento de novas gerações em diferentes mercados. De quebra, ajuda a proteger a oferta de carros de problemas de produção, com a escassez de chips que tem prejudicado as montadoras.
A Volkswagen, por exemplo, anunciou que vai paralisar por 10 dias a fábrica de Taubaté, responsável por produzir o novo Polo Track, sucessor do Gol.
X1 ajuda no sucesso da BMW no Brasil
O BMW X1 inaugurou a linha de modelos com tração dianteira da marca em 2009. A boa aceitação o ajudou a se firmar como segundo carro mais vendido da montadora no Brasil. Mas a força do X1 está na soma de suas vendas às do sedã Serie 3. Com os dois modelos, a alemã detém 25% das entregas totais de veículos premium no País.
Com 13.795 carros emplacadas em 2022, segundo dados da Fenabrave, a BMW sozinha bate a soma de vendas das rivais Audi (5.485) e Mercedes-Benz (4.977). Executivos apontam os dois modelos com peças-chave da liderança deste mercado há quatro anos seguidos.
X1 cresce neste geração
Feito sobre a plataforma UKL2 (a mesma de Mini Countryman e Clubman), o novo BMW X1 2023 usa motores 1.5 turbo e 2.0 turbo de até 204 cv. Ao todo são três versões no catálogo: a sDrive18i GP tem tabela de R$ 296.950, a sDrive20i X-Line custa R$ 328.950 e a sDrive20i M Sport alcança R$ 349.950. As três versões estavam em pré-venda desde janeiro.
A grande novidade é que o BMW X1 cresceu bastante. São 7 centímetros extras no comprimento, que soma 4,50 metros. Assim, é 3 cm maior que o Audi Q3, por exemplo. O entre-eixos, por sua vez, cresceu 2 cm e agora tem 2,69 m. Já a largura também aumentou em 2 cm, com 1,84 m. E a altura é 4 cm maior, com 1,64 m no total. Por conta disso, a BMW promete mais espaço para joelhos, ombros e cabeça, além de um generoso porta-malas de 476 litros.
O tamanho das rodas varia de acordo com a versão. Dessa forma, há modelos de aro 18″ na versão de entrada, além de conjuntos de 19″ e 20″ para as demais configurações.
Motores com até 204 cv
Esta nova geração do BMW X1 tem duas opções de motores. A versão de entrada GP traz o 1.5 TwinPower Turbo de três cilindros, que é capaz de gerar 156 cv e 23,4 mkgf de torque máximo combinado ao câmbio automático Steptronic de 7 marchas. Segundo dados do Inmetro, esta configuração tem consumo médio de 11,4 km/l em ciclo urbano, e de 13,5 km/l na estrada.
Para as variantes sDrive20i X-Line e M Sport, o motor é o 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros, capaz de gerar 204 cv e 30,6 mkgf. Mas, neste caso, a BMW anuncia aceleração de zero a 100 km/h em 7,6 segundos, com velocidade máxima é de 236 km/h. Já as médias de consumo ficam em 10,7 km/l na cidade, e em 13 km/l na estrada.
Tecnologia de SUV elétrico
A eletrônica da nova geração do X1 foi atualizada com a mesma tecnologia presente no iX, SUV elétrico de até R$ 800 mil, que é o veiculo mais avançado da BMW no País. De acordo com a marca alemã, destaque é a maior conectividade, com monitoramento e auxilio remoto ao motorista, além de atualizações totalmente sem fio.
O quadro de instrumentos e tela central trazem telas combinadas de 10″ e 10,7″, respectivamente, e formam uma única peça curva no topo do painel. Nelas é possível acessar dados de condução e ainda configurar climatização, comunicação e ligação com smartphones a partir dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Também é possível habilitar o BMW ConnectedDrive, serviço de concierge que inclui auxílio de emergência, aviso de manutenção por telemetria, agendamento de revisões e atualizações online. Há também assistentes de condução semiautônomos, teto solar panorâmico, som premium da Harman Kardon, ar-condicionado digital de três zonas e carregador de celular sem fio.
Por fim, é preciso dizer que a grade frontal do X1 cresceu. A peça traz abas que se abrem e fecham de acordo com a velocidade, assim como tomadas de ar no para-choques. Dessa forma, fica com aspecto maior por causa dos faróis mais finos, que usam LEDs e são adaptativos. Esse estilo, que pode causar estranheza, segue o atual padrão dos SUVs da BMW.