O BMW X3 mudou completamente na linha 2025. A quarta geração (G53), lançada exatamente 20 anos depois de sua primeira incursão no mercado de SUVs, chega com oferta de motores a combustão e conjuntos híbridos, mas sem uma opção totalmente elétrica. Antecipada pelo conceito Vision Neue Klasse X, o iX3 chegará ao mercado utilizando uma nova plataforma, nos próximos anos.
O SUV cresceu, medindo 4,76 metros de comprimento (3,4 cm mais longo), e 1,92 m de largura (2,9 cm mais largo em relação ao modelo antigo). A litragem do porta-malas também mudou, chegando a 570 litros nas versões micro-híbridas e 460 litros nas versões híbridas plug-in, todas com cinco lugares. Entretanto, o modelo perdeu altura (-2,5 cm), medindo agora 1,66 m, e o entre-eixos de 2,86 m permanece igual.
O visual encorpora uma nova grade frontal, adotando o padrão grande da marca, que pode ser iluminada opcionalmente (mas de série na versão M50 xDrive). Há também faróis de LED, que, também opcionalmente, podem ser adaptativos com farol alto automático. Na versão M50 xDrive, está disponível o motor 3.0 seis-em-linha, com sistema micro-híbrido de 48 volts, que entrega 399 cv e 59 mkgf de torque, com 0 a 100 km/h de 4.4 segundos.
BMW X3 2025 utiliza mesma caixa ZF de 8 marchas em todas as versões
O conjunto 2.0 quatro cilindros (30e xDrive) também recebe a tecnologia micro-híbrida, agora com 258 cv e 40 mkgf de torque, que pode rodar até 90 km em modo elétrico. Seu 0 a 100 km/h, assim como a versão M50 xDrive, não foi alterada em relação ao modelo anterior, e se completa em 6 segundos. Contudo, todas as versões utilizam a transmissão automática ZF Steptronic de 8 marchas. Espera-se uma versão ainda mais potente, que substituirá o X3 M, mas que ainda não apareceu.
Com a traseira mais larga e perfil de suspensão mais baixo, a BMW afirma que o modelo está melhor de guiar. A estrutura da carroceria mais rígida e ajustes de geometria afirmam aumentar a precisão e a estabilidade da direção, por exemplo. Mas o que chama a atenção é o interior, que incorpora o painel curvilíneo da marca, combinando o painel de instrumentos e a central multimídia.
Programado para lançamento em novembro deste ano, partirá, na Alemanha, dos 57.900 euros (R$ 339.978) na versão de entrada 20 xDrive, com 208 cv. Por lá, também será ofertada uma versão a diesel (20d xDrive,197 cv). Ainda não se sabe quando será sua chegada ao mercado brasileiro.
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