Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

13/06/2022 - 5 minutos de leitura.

Novo carro elétrico com painéis solares fica até 7 meses sem descarregar

Lightyear 0 tem painéis solares no teto e autonomia de 625 km; carro elétrico deve entrar em produção neste ano e chegará por R$ 1,3 milhão

Painéis solares do Lightyear 0 podem alimentar a bateria sem necessidade de conexão com carregadores externos Crédito: Lightyear/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O primeiro carro elétrico da startup holandesa Lightyear promete um feito e tanto em relação à autonomia das baterias. Com painéis solares no teto, o cupê de quatro portas pode ficar até sete meses sem descarregar totalmente. Será possível? Pois é o que promete o Lightyear 0, com preço de US$ 263 mil, o equivalente a R$ 1,3 milhão na conversão direta. Ou seja, mesma faixa da versão mais cara do elétrico Porsche Taycan, por exemplo.

A princípio, cabe explicar que o modelo não exclui a necessidade de carregadores. O Lightyear 0 apenas dispensa o carregamento de forma tradicional quase 100% do tempo. O veículo, que deve entrar em produção ainda neste ano, recarrega por meio dos painéis solares, tem capacidade de gerar energia suficiente para percorrer cerca de 11 mil km sem qualquer necessidade de carregamento externo para a bateria com capacidade de 60 kWh.

Lightyear/Divulgação
Continua depois do anúncio

Desse modo, quem se desloca cerca de 35 km por dia pode dispensar o uso de tomadas por até 7 meses, estima a empresa. Entretanto, se o local for menos ensolarado, o tempo médio pode cair para 2 meses, mais ou menos.


Leia Mais


Autonomia infinita?

De acordo com o teste europeu WLTP, o Lightyear 0 superou a autonomia do Tesla Model 3. Assim, conseguiu cravar 625 km de autonomia, mesmo tendo bateria menor que a do rival norte-americano, com 82 kWh de capacidade. Em trechos de estrada, com velocidade média de 110 Km/h, o Lightyear 0 pode alcançar 560 km de autonomia. E os seus 5 metros quadrados de painéis solares entregam cerca de 70 km extras em dias de sol.

Lightyear/Divulgação

A Lightyear decidiu investir na tecnologia solar porque acredita que a rede de carregamento não vai comportar todos os carros elétricos no futuro. Assim, propõe olhar para outras soluções, mesmo que sejam intermediárias. A startup aposta na combinação de maior autonomia com bateria menor para entregar um produto mais eficiente.

Outras soluções

Como não dá para depender só do carregamento solar, o Lightyear 0 tem outras soluções. Uma delas é reduzir o arrasto aerodinâmico. O modelo tem um coeficiente de 0,19 Cx – menor, portanto, que o do elétrico Mercedes-Benz EQS, com 0,20 Cx.

O Lightyear 0 também aposta em uma carroceria resistente e leve, com partes feitas em fibra de carbono, bem como em materiais ecológicos. A cabine, por exemplo, usa couro sintético, microfibra e garrafas recicladas nos bancos, volante e painel. A conectividade também não foi esquecida. O modelo traz uma tela central de 10,1″ com atualizações remotas.


Lightyear/Divulgação

Além da inovação tecnológica, o carro elétrico da Lightyear promete percorrer até 32 km com só 1 hora de recarga em tomada convencional. Já a mecânica traz quatro motores elétricos, instalados um em cada roda, com 174 cv de potência total e impressionantes 175,4 mkgf de torque máximo. Mas a aceleração de zero e 100 km/h leva 10 segundos e não impressiona como nos modelos da Tesla. De toda forma, tudo isso está longe do Brasil. Afinal, as 946 unidades serão fabricadas e vendidas apenas na Europa.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Smart mostra SUV elétrico com tamanho de Mercedes-Benz GLB

Notícias

Audi Q7 e Q8 PHEV ganham mais potência para 2024

Mercado

Nissan faz promoção e quer vender 250 Frontier na Agrishow

Lançamentos

Omoda 7 tem 1250 km de autonomia e inspiração no universo gamer

OFERTAS 0KM
De R$ 149.990 por R$ 132.990,00

Hyundai Creta Limited Safety

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

De R$ 137.990,00 por R$ 123.990,00

Hyundai Creta Comfort Plus

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

VER TODAS AS OFERTAS