A corrida para o futuro elétrico dos carros está ainda mais acirrada quando se trata de rendimento. Depois do Lucid Air bater o recorde mundial de autonomia, chegando a 836 km, a Mercedes-Benz anunciou que está desenvolvendo um novo modelo que promete bater esse número. Assim, o objetivo é que o carro alcance 1.000 km com uma carga de bateria.
Essa meta bastante ambiciosa foi anunciada pelo COO da Daimler Group Research e da Mercedes-Benz Cars, Markus Schäfer, no LinkedIn. Junto, o empresário divulgou algumas imagens do que seria o novo modelo da montadora, que ganhará o nome de Vision EQXX.
”Como você deve saber, estamos trabalhando na tradução de nossa ambição estratégica para ‘Lead in Electric Drive’ em um carro há algum tempo. Agora, o Vision EQXX está pronto para se tornar o veículo elétrico mais eficiente que já construímos, com um alcance real de mais de 1.000 km”, comentou Markus.
Além disso, na publicação, o COO informou que a previsão para a revelar o carro é breve, logo no dia 3 de janeiro de 2022. Inclusive, ele ressaltou que o progresso se deu graças ao desenvolvimento contínuo do setor, mas a evolução dos elétricos tende ser ainda mais rápida.
O modelo
De acordo com o post, o objetivo da Mercedes é que o esportivo faça um consumo de apenas um dígito para quilowatts-hora em 100 quilômetros. Isso em velocidade de cruzeiro. Ou seja, uma média de 10 kWh/100 km.
Esse número pode impressionar a indústria, principalmente, se considerar que, hoje, o carro elétrico mais econômico do mercado é o Tesla Model 3 – na versão com tração dianteira. No total, o consumo desse modelo é de 14 kWh/100 km. Então, seria uma evolução considerável.
Mas, para que esse objetivo se torne realidade, o empresário afirmou que o novo EQXX, mais que um car show, é um verdadeiro programa de tecnologia.
“Estamos examinando cada bloco de construção de eficiência e não apenas focando em elementos individuais. Nossa equipe de projetos é repleta de especialistas em suas respectivas áreas. No EQXX, eficiência energética, desenvolvimento de conceito de veículo, integração do sistema eDrive, Software e design estão trabalhando lado a lado” falou Schäfer.
Outros objetivos
Com poucas semanas para a revelação, ainda não há muitas informações sobre como o modelo será. Nem mesmo as imagens oferece muitos spoilers. No entanto, o anúncio ainda afirmou que a montadora ainda pretende trazer novidades quanto a aerodinâmica.
Assim, outro objetivo é superar o menor coeficiente de arrasto que, até o momento, pertencia ao EQS. Além disso, a equipe também está trabalhando para aumentar a densidade de energia celular do veículo. Agora é ficar de olho e aguardar.